Televisão

“The Nevers”: a nova série de fantasia da HBO que está a ser muito elogiada

Estreia em Portugal esta segunda-feira, 12 de abril. A primeira temporada está dividida em duas partes.
A primeira temporada está dividida em duas partes.

Agosto de 1896. Durante o reinado da rainha Vitória, Londres é abalada por um acontecimento sobrenatural que permite a certas pessoas — sobretudo mulheres, mas não só — terem habilidades raras de vários tipos, das mais incríveis às mais perturbadoras.

Independentemente de tudo, todos os que pertencem a este grupo de pessoas estão em grande perigo. A misteriosa e rápida viúva Amalia True (Laura Donnelly) e a brilhante jovem inventora Penance Adair (Ann Skelly) unem-se para proteger e acolher estes talentos da humanidade num antigo orfanato. Para isso, vão ter que enfrentar as forças implacáveis que estão determinadas a aniquilar a sua espécie.

É esta a premissa para “The Nevers”, a nova série da HBO, que estreia na plataforma de streaming em Portugal esta segunda-feira, 12 de abril. A primeira temporada está dividida em duas partes de seis episódios — ainda não há data prevista para a estreia da segunda parte.

Apesar de cruzar uma série de géneros televisivos, está a ser bastante elogiada pela crítica. Por um lado, no que diz respeito à cenografia, aos figurinos e à direção de arte, tem o aspeto visual de um drama histórico londrino. Por outro, é uma história de ficção científica e fantasia que ainda inclui momentos cómicos e românticos pelo meio.

A cidade está agitada, ainda a recuperar do tal acontecimento inexplicável que mudou o mundo há três anos. As pessoas que ganharam habilidades especiais são referidas como “os tocados”.

Eles despertam muita curiosidade (e também medo e preconceito) junto do resto da população. E há até uma campanha que diz querer libertar Inglaterra desta “praga feminina” (embora alguns homens também tenham ficado com super-poderes).

A cultura de patriarcado parece estar em pânico com este acontecimento repentino. Mas há mais fações vilãs envolvidas na narrativa. Há um grupo de pessoas que ganharam habilidades especiais que se tornou uma organização terrorista, suspeita de cometer homicídios e raptos.

A sua fama de terror está a colocar um alvo nas costas de todos aqueles entre “os tocados”. Há um detetive chamado Frank Mundi (Ben Chaplin) a liderar a investigação.

É uma série sobre perseguição e poder e que acaba por abordar temas relevantes à nossa sociedade contemporânea. O responsável pela primeira metade da temporada é Joss Whedon, o criador de “Buffy, Caçadora de Vampiros” e argumentista de “Os Vingadores” ou “Liga da Justiça”, por exemplo.

Depois de produções de sucesso como “True Blood”, “Watchmen” ou, claro, “A Guerra dos Tronos”, este pode ser a próxima história de fantasia da HBO a conquistar os fãs e a deixar um legado.

“‘The Nevers’ tem um realismo sobrenatural, narrativas complexas, poderes fantásticos e assuntos reais juntam-se nesta produção esperta, colorida e cheia de suspense. Algumas personagens mantêm esta história de outros mundos com os pés assentes na terra. Uma investigação com suspense e batalhas carregadas de ação fazem a história mover-se rapidamente. E todos os cenários luxuosos e figurinos ambiciosos — dos esgotos de Londres até à alta sociedade — formam uma loja de doces visual de nostalgia histórica”, elogia o jornal “Los Angeles Times” na sua crítica.

“Mesmo quando erra em direção à parvoíce, é divertida e imprevisível o suficiente para ser uma série entusiasmante que deverá formar a sua base de fãs sem grandes dificuldades”, diz, por sua vez, a crítica da “Variety”.

O elenco inclui ainda nomes como Elizabeth Berrington, Brett Curtis, Martyn Ford, Nick Frost, Vinnie Heaven, Zain Hussain e Amy Manson, entre vários outros.

Carregue na galeria para conhecer outras das principais novidades da televisão (e das plataformas de streaming) para este mês de abril.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT