Televisão

“No Man’s Land” é a nova série sobre a crise da Síria e os traumas do Estado Islâmico

Estreou a 19 de setembro na HBO Portugal e é uma produção francesa com oito episódios.
Tem oito episódios.

Uma família está de luto pela morte da sua filha num atentado bombista suicida. Mas o irmão suspeita que ela ainda está viva depois de a vislumbrar numa reportagem televisiva. Parte numa viagem ao Médio Oriente em busca da sua irmã perdida.

É esta a premissa para “No Man’s Land”, série francesa que estreou em Portugal a 19 de setembro e que mergulha nas profundezas da guerra civil da Síria. Pode ver os oito episódios na plataforma de streaming da HBO.

Antoine, o irmão francês, é o grande protagonista da narrativa. É ele que vai em busca da irmã, que foi dada como morta, e cujo desaparecimento está envolto em circunstâncias enigmáticas. Enquanto desvenda o mistério, Antoine une-se a vários grupos.

Um deles é a unidade de mulheres curdas — lutadoras e ferozes — que combatem o Estado Islâmico na linha da frente, nos territórios da Síria ocupados pelo seu povo. Além disso, existe o grupo desorganizado de idealistas internacionais que viajaram para aquela região do mundo para as apoiar.

A jornada de Antoine nas terras ocupadas pelo ISIS vai cruzar-se com a de Nasser, um jihadista britânico que deixou o seu país, em conjunto com dois amigos de infância, para lutar pelo Estado Islâmico e tentar instalar o tão desejado califado.

Embora o trio de amigos aparente ser profundamente dedicado à causa, não demora muito até se perceber que Nasser irá seguir o próprio caminho. Ambas as histórias vão interligar-se em pleno conflito armado e crise humanitária.

“No Man’s Land” promete “desenterrar verdades há muito esquecidas”, “ao mesmo tempo que se vai revelar a lealdade de cada personagem”, numa narrativa composta por “aventureiros, anarquistas, espiões e vítimas inocentes”.

A ideia é oferecer perspetivas diferentes sobre este conflito complexo, que mexeu com muitos outros países, e refletir sobre esta recente tragédia através das histórias destas personagens fictícias.

O elenco de “No Man’s Land” inclui Félix Moati, Mélanie Thierry, James Krishna Floyd, James Purefoy, Dean Ridge, Enja Saethren, Simon Harrison, Jo Ben Ayed, Julia Faure e Souheila Yacoub, entre outros.

No início deste ano estreou outra série relacionada com a guerra civil na Síria e com a atividade terrorista do ISIS. A produção sueca “Kalifat”, que se encontra disponível na Netflix em Portugal, foi um enorme sucesso junto da crítica e do público. O enredo foca-se na forma como muitos jovens europeus — de origem muçulmana ou não — foram recrutados pelo Estado Islâmico.

Carregue na galeria para conhecer outras das principais estreias de televisão (e do streaming) para este mês de setembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT