Dois anos depois de Millie Bobby Brown ter atraído milhares de fãs à Comic Con Portugal, houve outro jovem ator de “Stranger Things” — uma das mais populares séries da Netflix — a apresentar-se aos admiradores portugueses. Noah Schnapp, que interpreta Will Byers na história, foi o principal destaque da programação deste ano da convenção dedicada à cultura pop.
Na Altice Arena, em Lisboa, Noah Schnapp interagiu com fãs, tirou fotografias, deu autógrafos e respondeu a perguntas. No final de domingo, 12 de dezembro, teve algum tempo para falar com jornalistas.
A próxima temporada de “Stranger Things”, a quarta da série, já foi gravada e estreia no próximo ano — mas a data ainda não está confirmada. Não foram ainda revelados quaisquer detalhes, e Noah também não está autorizado a desvendar nada. O ator já trabalhou noutros projetos, mas nenhum com esta dimensão. Leia a pequena entrevista da NiT com Noah Schnapp.
O que faz para entrar na personagem, no caso de “Stranger Things”?
Faço uma série de coisas, dependendo da cena para a qual me tenho de preparar. Mas inclui sempre falar com os meus colegas atores mais velhos, receber conselhos deles, e acho que a música ajuda mesmo. Não só para mim, mas para toda a gente no set de gravações. Entramos todos na disposição certa ao ouvir música profunda e intensa.
Têm uma playlist conjunta? Como funciona?
Sim, os irmãos Duffer pegam sempre numa coluna de som e põem a tocar música para deixar toda a gente no mesmo estado de espírito. E ajuda imenso.

Qual é o maior desafio de interpretar o Will?
É muito desafiante o facto dele ser tão diferente de mim. Sou o oposto total da minha personagem. Muitos dos outros atores têm personagens semelhantes. É realmente difícil carregar no botão e “ok, agora estou a interpretar o Will e não sou eu”. Tenho de me colocar naquele estado mental e aprender a separar as coisas.
Qual é a maior diferença entre o Will e o Noah?
O Will é mais introvertido e mais assustado com o mundo — enquanto cresce. Não diria que sou assim.
O Noah tem crescido, nos últimos anos, a fazer “Stranger Things”. Até quando se vê a fazer esta série?
Bem, como éramos todos tão jovens, a um dado ponto em que vamos ser demasiado velhos. Talvez possa existir um spinoff ou algo do género quando formos muito mais velhos, nas nossas versões de adultos. Mas espero que a série continue a ter muito sucesso durante muito tempo depois de nós termos acabado.
O que pode adiantar sobre a sua personagem na próxima temporada?
A minha personagem, nesta quarta temporada, vai estar a tentar encontrar o seu caminho — tal como noutras temporadas. Vamos vê-lo a crescer, a interagir com o mundo e a tornar-se alguém mais independente, não estando tão dependente da mãe. Vai ficar mais maduro.