Televisão

“Nos Meandros da Lei”: a nova série de advogados que conquistou o top da Netflix

Cada episódio centra-se num caso diferente, mas há uma história maior que percorre toda a temporada.
A série tem 10 episódios.

Foi em 2011 que estreou nos cinemas “Cliente de Risco”, um filme protagonizado por Matthew McConaughey onde o ator interpreta um advogado que defende um homem rico sobre o qual começa a desconfiar cada vez mais. A história baseia-se na saga de livros de “The Lincoln Lawyer”, escrita por Michael Connelly.

11 anos depois, a 13 de maio, estreou na Netflix a série “Nos Meandros da Lei”. O universo narrativo é o mesmo — a produção televisiva baseia-se no segundo livro da saga de Connelly, “The Brass Veredict”. O projeto foi criado por David E. Kelley (“Big Little Lies” ou “Anatomia de um Escândalo”) e Ted Humphrey (“The Good Wife”).

Originalmente, era para ser uma série da estação de televisão americana CBS — daquelas que frequentemente chegam a Portugal através dos canais de televisão dedicados a séries e filmes. A Netflix acabou por ficar com o projeto, mas a estrutura típica televisiva manteve-se.

Esta é a história de Micky Haller, que fica conhecido como o “advogado do Lincoln” — porque prefere o estilo de vida volátil de gerir o dia a dia no seu carro luxuoso, em vez de passar os dias enclausurado no seu aborrecido escritório.

O enredo desenrola-se em Los Angeles. Micky Haller é um advogado de defesa em recuperação, depois de se ter tornado dependente nos analgésicos ​​OxyContin, após um grave acidente de surf que o obrigou a ser submetido a diversas cirurgias dolorosas que o deixaram sem trabalho.

Tudo muda, porém, quando um procurador altera o testamento e deixa os seus casos, caso aconteça alguma coisa, a Micky Haller. E, de repente, esse procurador morre. Assim, Micky tem de ficar com todos aqueles casos e vê-se obrigado a voltar ao ativo.

Vai ter de lidar com um pequeno caso a cada episódio — enquanto um processo maior de homicídio se vai desenrolando ao longo da temporada. O acusado Trevor Elliott, o cliente de Haller, declara-se repetidamente inocente apesar de haver algumas provas que apontam para o facto de ter assassinado a mulher e o amante após os ter encontrado na cama.

Ao mesmo tempo, tem de manter a sobriedade, tentar ser um bom pai para a filha e lidar com as duas ex-mulheres — uma é sua assistente e está noiva do detetive privado contratado pela firma do protagonista; a outra é a advogada de acusação no caso de Trevor Elliott.

Com dez episódios, “Nos Meandros da Lei” está a ser descrita pela crítica internacional como uma série que, sem ser minimamente inovadora, consegue entreter e ser competente naquilo a que se propõe. Os espectadores parecem estar a dar razão aos especialistas, tendo em conta a popularidade da produção na Netflix.

O elenco inclui nomes como Manuel Garcia-Rulfo, Becki Newton, Neve Campbell, Christopher Gorham, Angus Sampson, Jazz Raycole e Ntare Guma Mbaho Mwine, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras séries novas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT