NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Televisão

Nova série de criadores de “Pôr do Sol” estreia em agosto. Será protagonizada por marionetas

A narrativa apresenta uma crítica à xenofobia e é contada através de bonecos que são discriminados.

Manuel Pureza, Henrique Dias e Rui Melo é o trio responsável pelo sucesso de “Pôr do Sol“. A produção, emitida pela RTP1, tornou-se um fenómeno de cultura popular, tornando-se instantaneamente numa série de culto para muitos. E, como em equipa que ganha não se mexe, os três voltaram a juntar-se para criar uma nova série.

“Rua Sésamo em esteróides”. Foi assim que Manuel Pureza descreveu a nova produção ao “Observador”, A data de estreia de “FELP” ainda não é conhecida, mas sabe-se que deverá chegar à RTP1 em agosto e, depois, também à Max. Terá 20 episódios cheios de bonecos, que vão falar de temas sérios, de forma descontraída com algum non sense à mistura, como é habitual dos três criadores.

A obra será protagonizada por marionetas, que estão fartas de serem maltratados pela sociedade, apesar de terem vidas normais, com famílias, amigos e contas para pagar. Tudo muda quando outros bonecos começam a ser raptados, mas ninguém parece querer saber “porque são só bonecos”, acrescenta o realizador.

Ao longo dos episódios, os protagonistas vão ter de lutar pela sua liberdade e direitos, enquanto lidam com as relações amorosas e os conflitos do dia-a-dia.

“Os problemas são, por exemplo, a descriminação entre bonecos porque uns são feitos de 100 por cento caxemira, outros de algodão ou de poliéster. Os que têm etiqueta ‘Made in China’ são descriminados pelos outros e querem ter representatividade na sociedade, etc. Ou seja, pegamos numa minoria, qualquer que ela seja, e transformamo-la numa minoria de bonecos, o que faz com que possamos tocar nestas questões de forma divertida e alegórica, sem haver constrangimentos da minha parte a escrever ou pessoas chocadas com isto ou aquilo”, comenta, desta vez, Henrique Dias, criador e argumentista, a par com Roberto Pereira.

“É o segundo álbum deste trio com o Rui Melo e o Manuel Pureza, portanto sei que a expectativa é muita. E também sei que a única forma de lidar com isso é ser ainda mais estúpido e rigoroso. Estupidez, felizmente, não me falta e para ser rigoroso tentei que esta série fosse feita ‘como se faz lá fora'”, partilhou Henrique Dias no seu Instagram. Outro responsável pela origem da obra é o ator Rui Melo, o terrível Simão Bourbon de Linhaça de “Pôr do Sol”. 

Pouco mais foi revelado sobre a obra, mas já se conhece o elenco. Diogo Morgado, Anabela Moreira, Romeu Vala, Gabriela Barros, Vera Moura, Diana Nicolau, Inês Castel-Branco, José Mata, Inês Aires Pereira, Cristovão Campos, Claúdio de Castro, Rui Melo e Susana Blazer são apenas alguns dos nomes que farão parte da produção.

Carregue na galeria para conhecer algumas das séries e temporadas que estreiam em junho nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM