Televisão

“Them”: a nova série que está a ser considerada uma imitação de “Get Out”

A nova produção da Amazon tem bastantes semelhanças com vários projetos do realizador Jordan Peele.
Tem 10 episódios.

Chama-se “Them”, estreou na Amazon Prime Video na sexta-feira passada, 23 de julho, e é uma série antológica de suspense e terror centrada no racismo nos EUA e na opressão da comunidade afro-americana. 

Esta é a história de uma família que, nos anos 50 do século passado, ​​se muda para um bairro totalmente branco de Los Angeles: Compton (que mais tarde viria a tornar-se numa zona predominantemente habitada por afro-americanos). Ali há forças maléficas, locais e sobrenaturais, que os vão ameaçar e assombrar.

Apesar de várias leis racistas terem sido revogadas durante aquela época, a sociedade americana ainda vive com uma mentalidade antiquada e divisiva, o que vai ser particularmente duro para esta família à procura de uma mudança.

Ao todo são dez episódios, com um elenco que inclui Deborah Ayorinde, Ashley Thomas, Alison Pill, Shahadi Wright Joseph, Melody Hurd e Ryan Kwanten, entre outros. O projeto foi criado por Little Marvin e cada temporada deverá focar-se numa nova história — embora ainda não esteja confirmado.

“Them” está a ser bastante comparada a “Get Out” e a “Nós”, os dois filmes realizados pelo cineasta afro-americano Jordan Peele. Além disso, há ainda paralelismos com “Lovecraft Country”, série da HBO produzida por Peele.

Muitos fãs têm recorrido às redes sociais para apontar as semelhanças, dizendo mesmo que “Them” é uma “cópia” e uma “imitação” do trabalho de Peele, que se tem destacado por usar elementos de terror (mais ou menos sobrenaturais) de forma alegórica para se refletir sobre a experiência de ser negro nos EUA.

As semelhanças 

Primeiro, o mais óbvio: o título. Se o segundo filme de Jordan Peele é apenas “Nós” (“Us”, em inglês), a série é “Them” (“eles”, em português). Depois, a narrativa. “Nós” conta a história de uma família afro-americana que se vê atormentada por elementos bizarros quando chega a uma casa.

“Get Out” centra-se numa história de amor interracial que não é o que parece — o protagonista negro, quando vai conhecer os pais brancos da namorada, acaba por se arrepender de ter começado aquela relação. Vários fãs têm apontado que “Them” tem elementos de ambos os filmes, pela forma como retrata o racismo nos EUA.

Há ainda um episódio de “Lovecraft Country”, “Holy Ghost”, que é bastante parecido com um capítulo de “Them”. Em ambos os casos, os protagonistas negros compram uma casa num bairro tradicionalmente branco, o que causa provocações raciais enquanto a própria casa parece virar-se contra os seus novos donos. Além disso, ambas as histórias decorrem durante dez dias. No caso de “Lovecraft Country” trata-se de apenas um episódio, no caso de “Them” cada dia é explorado ao longo de um capítulo distinto.

Também há um nome do elenco que está presente em “Them” e “Nós”: a atriz Shahadi Wright Joseph. E há uma música em comum na banda sonora: “Les Fleurs”, de Minnie Riperton. Os comentários dos fãs de Jordan Peele começaram logo quando chegou o trailer de “Them” — foi lançado precisamente dois anos depois da estreia de “Us” nos cinemas.

Apesar das semelhanças, algumas publicações especializadas têm enaltecido, ainda assim, as qualidades de “Them” — apontando-a como uma série que merece ser vista.

Carregue na galeria para conhecer outras séries que estrearam recentemente. E saiba que Jordan Peele tem um novo filme a caminho: chama-se “Nope” e estreia em 2022.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT