“Abbott Elementary” é uma das provas de que Hollywood parece estar a tornar-se mais inclusiva. A maioria do elenco é composta por atores negros, mas também inclui professores e funcionários brancos, asiáticos, heterossexuais e homossexuais. Este aspeto é destacado por Sheryl Lee Ralph, uma das protagonistas, como um dos pontos fortes da série.
Em apenas três anos, a produção recebeu 24 nomeações aos Emmys, conquistando quatro estatuetas. Entre 2023 e 2024, foi a 56.ª série mais vista nas emissões televisivas dos Estados Unidos e, simultaneamente, a sitcom com maior audiência nesse período. Em Portugal, o fenómeno pode ser acompanhado na Disney+, onde a terceira temporada, a mais recente, estreou na quinta-feira, 8 de agosto.
Embora seja uma produção norte-americana, a essência da narrativa aborda um tema bastante relevante também no nosso País. A série retrata um grupo de professores dedicados — e uma diretora egocêntrica que se encontra desconectada da realidade — mostrando o dia a dia numa escola pública de Filadélfia. Apesar da escassez de recursos, os docentes estão decididos a garantir que os alunos tenham sucesso na vida, enfrentando frequentemente um sistema que lhes dificulta a tarefa.
“É uma forma de mostrar o que os professores enfrentam diariamente. Muitos fazem o trabalho de três pessoas com recursos limitados. Acima de tudo, é uma homenagem ao seu esforço incansável e uma crítica ao sistema“, explica Quinta Brunson, protagonista e criadora do formato, à revista “Slate”.
Tyler James Williams, que dá vida a Gregory, o interesse romântico da personagem interpretada por Brunson, corrobora a opinião da colega. “A falta de apoio retratada é um reflexo da realidade. Muitos professores encontram-se na posição de ter de decidir entre gastar o seu próprio dinheiro ou deixar os alunos sem o auxílio necessário. É uma situação extremamente precária”, lamenta em conversa com o “The Root”.
As dificuldades são sempre apresentadas com uma boa dose de humor. A maneira como a narrativa de “Abbott Elementary” se desenvolve assemelha-se a outros fenómenos da comédia. A série tem um estilo de mockumentary, simulando o formato de um documentário com elementos ficcionais. Utiliza técnicas típicas deste género, como entrevistas e filmagens não planeadas; no entanto, o conteúdo é exagerado para fins humorísticos e de sátira.
“Sempre fui fã de comédias ambientadas em locais de trabalho. É o meu tipo favorito de sitcoms. Era obcecada por dinâmicas entre pessoas que normalmente não interagiriam se não trabalhassem juntas”, partilha a criadora de 34 anos à “Slate”.
A “Abbott Elementary”, da ABC, é influenciada por séries como “The Office” e “Parks and Recreation”. Estas produções mostram vidas de pessoas que, à primeira vista, poderiam parecer banais, algo que atrai Brunson. “Costumamos ver os professores como figuras unidimensionais, mas sabemos que isso não é verdade. O que acontece quando aprofundamos as suas histórias? Era isso que queria explorar”, confessa.
Mas afinal, o que explica a popularidade desta produção nos Estados Unidos, tanto na televisão como nas redes sociais? Segundo o “Business Insider”, que a nomeou como a melhor série de 2022, a narrativa apresenta várias histórias paralelas com as quais o público se pode identificar, mesmo que não sejam professores.
No episódio “Candy Zombies”, da segunda temporada, Janine confessa estar a ter grandes dificuldades em fazer novas amizades na vida adulta. “Evitei fazer novos amigos porque o desconhecido é assustador”, partilha com as câmaras.
Além disso, a série destaca-se das produções atuais no que respeita ao desenvolvimento amoroso entre os protagonistas. Enquanto muitas séries mostram os casais a iniciarem um relacionamento logo na primeira temporada, em “Abbott Elementary” Janine e Gregory demoram bastante a começar oficialmente uma relação sem obstáculos a separá-los.
Em média, cada episódio é visto por cerca de quatro milhões de americanos. A produção é também um fenómeno entre os críticos. No Rotten Tomatoes conta com uma avaliação quase perfeita de 99 por cento (a primeira temporada tem 98 por cento e as duas seguintes têm 100 por cento).
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