Desde sempre associada à imagem do Pai Natal, este ano, a Coca-Cola decidiu substituir a clássica figura com origens em São Nicolau pela inteligência artificial. Aquele que é um dos anúncios mais aguardados do ano foi criado com recurso à IA, poupando à empresa tempo e dinheiro. No entanto, a decisão tem sido fortemente criticada.
Apesar de ser inspirado no clássico “Holidays Are Coming”, o anúncio de 15 segundos é semelhante à versão original de 1995. Tem a mesma banda sonora, camiões semelhantes e as clássicas estradas pintadas de branco. Mas nada de Pai Natal, a não ser um braço que aparece a entregar garrafas de Coca-Cola Zero.
Segundo o jornal “Telegraph”, a ideia de Javier Meza, diretor de marketing da Coca-Cola na União Europeia, passou por adaptar o anúncio aos tempos atuais, usando um elenco mais diversificado, tendo por base a ajuda da IA.
“Não começámos por dizer: Ok, precisamos de fazer isto com IA. O Briefing era: queremos trazer o Holidays Are Coming para o presente e depois explorámos como a IA como uma solução”, disse o responsável.
No X, antigo Twitter, o anúncio tem sido fortemente criticado, com vários utilizadores a pedirem uma nova versão da história de Natal. Imune aos comentários, a marca de refrigerantes limitou-se a anunciar que vai ter mais um filme para assinalar a época festiva: uma repetição do anúncio de Natal de 2023, conhecido como “The World Needs More Santas”.
Dear Coca-Cola, please could you send the Santa Train advert to the U.K. as they appear to have eliminated Santa from the adverts here! It’s not Christmas without the Coca-Cola train!!! Thank you!
— Sylvia – I am who I am (@LynviaHarding) November 11, 2024