Televisão

A nova série da RTP conta a história real de um atentado falhado contra Salazar

"O Atentado" estreia esta quarta-feira, 16 de setembro. Foi criado por Francisco Moita Flores e tem 10 episódios.
É a próxima aposta da estação pública.

As séries vieram para ficar e a RTP tem estado na linha da frente na produção deste tipo de conteúdo. Depois de transmitir séries como “A Espia” ou “Terra Nova” nos últimos meses, o canal público prepara-se estrear mais uma produção histórica. “O Atentado” é a nova série de da RTP1. Tem estreia marcada para esta quarta-feira, 16 de setembro, a partir das 21h00, e vai contar a história de um atentado falhado contra António Oliveira Salazar. 

No Verão de 1937, o Estado Novo já tinha atingido o apogeu, Salazar governava Portugal em ditadura e Agostinho Lourenço, chefe máximo da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, construiu a principal arma para perpetuar o poder do ditador — a criação do Campo do Tarrafal, em Cabo Verde, onde estão exilados os principais dirigentes da oposição. 

É neste contexto que é planeado um ataque à bomba contra Salazar, mas um erro na colocação da armadilha, frustra o atentado contra o presidente do Conselho e nem sequer fere o ditador. Depois da tentativa falhada, vai começar a caça ao homem e aos responsáveis pelo atentado. Ao longo de 10 episódios, da autoria de Francisco Moita Flores, vai contar-se esta história, que é baseada em personagens reais. 

No episódio de estreia, começa-se por ver a festa de casamento de Eurico, um agente da Polícia de Investigação Criminal, com Isabel, filha do chefe José Baltar, funcionário da Polícia de Defesa e Segurança do Estado, e que tem medo do pai, mas que se revela quando está com o marido. Além disso, conhecem-se as outras personagens que vão guiar a trama desta série portuguesa.

Albertina (Anabela Moreira) é a mulher do subdiretor da PVDE, o capitão Carolina, que é conhecida pela sua sensualidade e elegância, mantém uma relação amorosa com um dos inspetores da PIC. Já Raúl Pimenta (João Craveiro) é o homem que faz deflagrar a bomba — não tem partido e apenas quer matar Salazar pelo seu ódio de estimação.

Carregue na galeria e descubra as novidades que já chegaram e o que ainda podemos esperar até ao final do mês:

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT