“O Codex 362”, o primeiro livro de José Rodrigues dos Santos da saga de Tomás de Noronha, foi adaptado à televisão. A série, uma coprodução da RTP com a Globoplay, estreia a 2 de outubro, segunda-feira, às 21 horas.
A história de suspense e investigação, que conta “as aventuras de um homem que não escolheu ser herói”, vai ter seis episódios, cada um com cerca de 45 minutos. As gravações aconteceram entre Lisboa e o Rio de Janeiro, no Brasil.
Tomás de Noronha, interpretado por Paulo Pires, é o protagonista da série, um professor de História e especialista em criptologia. “É contratado por uma fundação ítalo-americana para descodificar a investigação do seu mentor, que morreu no Rio de Janeiro em circunstâncias pouco claras, o que leva a polícia a tratar o caso em segredo e a considerar a hipótese de homicídio”, lê-se na sinopse.
A personagem está a atravessar uma crise no casamento, tem problemas financeiros e uma filha — a Margarida — com Trissomia 21, que precisa de muitos cuidados, por isso ele acaba mesmo por aceitar o trabalho. A sua missão vai levá-lo a desvendar vários enigmas e mitos ao longo da investigação, como a verdadeira identidade e objetivo de Cristóvão Colombo.
Com realização de Sérgio Graciano e guião de Pedro Lopes, a série tem no elenco nomes como Deborah Secco, Betty Faria, Ana Sofia Martins, Alexandre Borges, Leonor Belo, Miguel Nunes e José Mata.
“O Codex 632” foi um enorme bestseller que, segundo o jornalista e autor José Rodrigues dos Santos, foi baseado em documentos históricos. A narrativa centra-se numa mensagem enigmática encontrada entre os papéis que um velho historiador deixou no Rio de Janeiro antes de morrer.
Ver esta publicação no Instagram