Presentes, decorações e árvores enfeitadas são sempre sinónimo de Natal. O mesmo se pode dizer das campanhas emotivas (e ocasionalmente lamechas) que passam diariamente nos canais de televisão. Desta vez, a protagonista é a Vodafone, que apresentou o novo spot publicitário esta semana.
“Experimenta viver mais” é o mote do vídeo de dois minutos e 30 segundos e aborda a importância do uso responsável da tecnologia, em particular dos dispositivos móveis. Ao som de “Beautiful Things” de Benson Boone, no anúncio é apresentado um jovem que, durante uma viagem de carro com os pais, percebe que se esqueceu do telemóvel em casa e fica imediatamente em pânico.
Quando chega ao destino final — a casa dos avós onde vai passar a quadra — fica frustrado quando percebe que não tem nada com que se entreter. É nessa altura que aparece uma amiga que o convida para irem dar uma volta. No meio da natureza, percebe que as verdadeiras conexões desenvolvem-se longe do ecrã — e acaba por se apaixonar.
O vídeo foi realizado por Augusto Fraga, também responsável por “Rabo de Peixe”, da Netflix, e é da autoria da VML. “Na Vodafone acreditamos que a tecnologia é um poderoso aliado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, das comunidades e da economia. Temos esse propósito no coração e em tudo o que fazemos. Mas também estamos cientes que o uso abusivo da mesma provoca comportamentos aditivos com consequências prejudiciais para a socialização e para a saúde mental e física”, começa por explicar Leonor Dias, diretora da Vodafone Portugal, aqui citada pela “Marketeer”.
E acrescenta: “Este fenómeno toca transversalmente todas as gerações, mas é particularmente impactante nos mais jovens. Por isso, nos dias de hoje, é missão da marca Vodafone estimular o uso consciente, equilibrado e sempre protegido da tecnologia e ajudar os mais jovens a descobrir como podem estar mais seguros online, como podem usar o telemóvel de forma saudável e como podem pedir ajuda quando necessitam. Este Natal sensibilizamos todos para o bom uso da tecnologia.”
O digital vai ser um tema recorrente para a marca nos próximos tempos. Depois de ter lançado a aplicação Tozi, desenvolvida com a APAV para ajudar no combate ao cyberbullying, vai estrear em breve o “Digitalmente”, um videocast semanal cujo objetivo é promover o debater sobre o papel da tecnologia na sociedade.