Televisão

O eterno clássico “Cinema Paradiso” vai ser transformado em série

O cineasta Giuseppe Tornatore, do filme original, está envolvido no projeto e estará a preparar o episódio-piloto.

A obra-prima de Giuseppe Tornatore é uma homenagem ao cinema do grande ecrã, mas em 2022, quase tudo acontece na televisão — e é por isso que o clássico filme italiano vai dar origem a uma série de seis episódios. Segundo a “Variety” , o cineasta responsável por “Cinema Paradiso” estará envolvido no projeto.

A série estará a ser preparada pelo produtor italiano Marco Belardi e deverá ser lançada numa das grandes plataformas de streaming. Segundo a revista norte-americana, a história continuará a ser uma espécie de carta de amor ao cinema, narrada pelos olhos de Toto, um pequeno jovem siciliano que se apaixona pelos filmes exibidos no cinema da pequena vila.

“Terá a mesma história do filme, mas irá expandir-se a diferentes narrativas”, explicou Belardi, que pretende introduzir novos elementos como “a força de uma mãe, a solidariedade de um amigo, o sexo como tabu, mudanças forçadas e desigualdades sociais”.

Tornatore estará a cargo do argumento e do episódio-piloto. Espera-se que a estreia da série possa acontecer em 2023. Mas antes, Belardi quer ainda lançar um documentário sobre as origem de “Cinema Paradiso”.

O filme, lançado em 1988, conquistou o Prémio Especial do Juri no Festival de Cannes e acabaria por vencer o Óscar para Melhor Filme de Língua Estrangeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT