Televisão

O herói silencioso de “Star Wars” regressa com uma série só sua

Boba Fett disse apenas cinco frases na trilogia original, mas é um favorito dos fãs. Agora é a estrela da nova série da Disney+.
Olha quem voltou

Apareceu de forma discreta pela primeira vez em “O Império Contra-Ataca”, de 1980. Era apenas uma espécie de figurante, um caçador de recompensas com uma armadura extremamente cool, que acabaria por ter um papel vital na captura de Han Solo.

“Como bem entender”, responde perante as ordens de Darth Vader. “E se ele não sobrevive? Ele é muito valioso para mim”, responde mais tarde numa das poucas falas da personagem, perante o desejo de Vader de congelar o herói interpretado por Harrison Ford.

Apesar das poucas oportunidades dadas a Boba Fett, tornou-se rapidamente num dos favoritos dos fãs, graças ao seu ar misterioso. Nunca é revelada a sua face por detrás do capacete tradicional dos Mandalorians. E acaba por aparentemente morrer numa batalha final, engolido pelo temível Sarlacc.

Muitos mantiveram a esperança de que o caçador de recompensas pudesse ter sobrevivido. Foi preciso esperar quase quarenta anos para voltar a ver a personagem em carne e osso. Surge de forma breve, quase irreconhecível, sem a sua icónica armadura e de cara destapada, no episódio nove da segunda temporada.

Haveria de mostrar-se peça fulcral no desenvolvimento da história de “The Mandalorian”, cujo final revelou, de forma descarada, que o spin-off que se seguiria acompanharia o eterno predileto dos fanáticos.

Na verdade, como saberão os mais acérrimos fãs de “Star Wars”, a primeira aparição de Boba Fett aconteceu no infame especial de Natal da saga de George Lucas, lançado em 1978. Mas a grande revelação é feita em “The Mandalorian”, que esclarece todas as dúvidas sobre a eventual morte da personagem em “O Regresso do Jedi”.

No regresso, Boba Fett, interpretado por Temuera Morrison — ator que fez de Jango Fett, o pai de Boba que na verdade é um clone, nas prequelas de “Star Wars” —, está desesperado em busca da sua icónica armadura, agora nas mãos de Mando, o protagonista de “The Mandalorian”.

Como é que Fett escapou às garras do temível Sarlacc? A revelação nunca é feita nos filmes oficiais, mas é adiantada nos livros “Legends”, que não fazem parte do cânone oficial da saga, mas que explicam que a personagem usa o seu jato para fugir, apesar de gravemente ferido.

O que aconteceu depois, está por revelar, mas segundo os acontecimentos de “The Mandalorian”, a sua armadura acaba nas mãos de Vanth, um local que oferece o fato a Din Djarin (Pedro Pascal). Fett, na companhia da também caçadora de recompensas Fennec Shand, conseguem localizar o Mandalorian e convencê-lo de que a armadura é sua.

Juntam-se a ele na missão de tentar recuperar Grogu, o pequeno Yoda bebé. Mas é na cena final, pós-créditos, que a premissa de “The Book of Boba Fett” é revelada. Em Tattooine, Fett e Shand invadem o palácio abandonado de Jabba the Hutt e assassinam um dos seus ajudantes, Bib Fortuna, para finalmente tomar o trono e a partir dele gerir um novo império do crime.

Embora pouco se saiba sobre o enredo, é de esperar muitas e surpreendentes aparições de personagens do universo de “Star Wars”, à imagem do que aconteceu em “The Mandalorian”. O resto? Só se saberá a partir desta quarta-feira, 29 de dezembro, data de estreia da série na Disney+.

Carregue na galeria para descobrir as 14 novas séries (e temporadas) que tem mesmo de ver em dezembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT