Televisão

O novo documentário da Netflix viaja até ao caos da final do Euro em Wembley

Em 2021, adeptos sem bilhetes invadiram o estádio londrino e mancharam a reputação da modalidade.
"A Final: Caos em Wembley" estreou esta quarta-feira, 8 de maio, na Netflix.

Estávamos em 2021 quando a história do futebol inglês ficou marcada pelo caos e pânico no estádio de Wembley, em Londres, durante a final do Campeonato Europeu da modalidade. Os adeptos sem bilhetes enlouqueceram e invadiram o espaço, num cenário de embriaguez e extrema violência que custou à seleção inglesa um jogo à porta fechada e uma multa de mais de 100 mil euros.

Estes e outros pormenores reais são dados a conhecer pela Netflix com o lançamento do documentário “A Final: Caos em Wembley”, que viaja ao embate entre Inglaterra e Itália, onde a equipa inglesa liderada por Gareth Southgate chegava pela primeira vez a uma final europeia desde 1966.

O documentário estreou esta quarta-feira, 8 de maio, e mostra a forma entusiástica como os britânicos anteciparam o grande jogo, sobretudo pelo facto de poderem celebrar a conquista do Europeu em casa, no maior palco do futebol inglês, o icónico Wembley.

Retomando à data dos acontecimentos, ainda antes do apito inicial entre a disputa das duas equipas, já se sentia o cheiro intenso a álcool e ouviam-se gritos dos adeptos nas imediações do estádio londrino. Vindos de toda a Inglaterra, fanáticos juntaram-se nas praças, atiraram copos com bebida, subiram postes e atacaram italianos. A tensão levou à intervenção imediata das forças de segurança.

A Covid-19 era recente e o estádio de Wembley apenas permitiu a venda de 67 mil bilhetes, apesar de ter capacidade de acolher mais de 90 mil adeptos. As ruas inundaram-se de descontentamento e conflito nos arredores.

O trailer da nova aposta da plataforma revela a transição do entusiasmo para um ambiente de desespero e insegurança. Depoimentos em primeira-mão e imagens reais do local em 2021 transformam o documentário num verdadeiro guia dos acontecimentos trágicos.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em maio nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT