Televisão

O novo documentário HBO desvenda todos os segredos da indústria dos opióides

“The Crime of the Century” estreou esta terça-feira, 11 de maio. A segunda parte fica disponível já a partir desta quarta-feira, 12.
Inédito

O documentário “The Crime of the Century” estreou esta terça-feira, 11 de maio, na HBO e a segunda parte fica disponível já a partir desta quarta-feira. Realizado por Alex Gibney, o trabalho fala sobre o tema sensível dos meandros da indústria dos opióides.

Ao longo dos dois episódios é possível ver acusações a políticos, a políticas governamentais ou à Big Pharma. Tudo isto com base em denúncias, documentos que só recentemente foram divulgados e entrevistas exclusivas com profissionais de várias áreas ligadas tanto à saúde como à educação ou à política.

“Este documentário explora as origens, extensão e as consequências de uma das mais devastadoras tragédias de saúde pública do nosso tempo, com meio milhão de mortes por overdoses apenas este século, mostrando que a epidemia de opióides dos Estados Unidos da América não é uma crise de saúde pública que surgiu do nada”, explica a plataforma em comunicado.

Ao longo deste trabalho é possível ver o dedo que se aponta às farmacêuticas, acusadas de serem as verdadeiras responsáveis pela crise com a qual acabam por lucrar milhões de dólares. A primeira parte do documentário foca-se no trabalho da Purdue Pharma e em como esta trabalhou para que o seu analgésico fosse aprovado para uma utilização mais alargada, o que o tornaria ainda mais lucrativo. Ao mesmo tempo, também funcionários da Justiça ajudaram a que algumas irregularidades fossem atenuadas.

Na segunda parte são abordadas questões como o marketing em torno da comercialização e utilização massificada de alguns opióides que em muitos casos eram letais. Nestes casos, há todo um esquema de formações para vendas e subornos a médicos para receitarem determinados medicamentos.

O documentário é ainda complementado com diversos materiais inéditos como entrevistas e declarações, imagens e documentos nunca antes vistos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT