“Paraíso Dourado” é um género de “Catch Me If You Can”, embora neste caso, ao contrário do protagonista do filme, os fugitivos sejam um pouco imbecis. O programa estreou na segunda-feira, 3 de julho, na SIC Caras e acompanha cinco pares de “britânicos que não sabem a diferença entre Zeus e Pneus”, segundo o narrador, enquanto saltam de ilha em ilha pelas deslumbrantes paisagens da Grécia, munidos de um cartão dourado recheado com 50 mil euros. Parece uma viagem de sonho, não é? Mas há um detalhe. Apenas uma das equipas pode usar o cartão dourado, sendo que cabe às restantes dar uma de carteirista do elétrico 28 e tentar roubar este bem precioso. Sem o cartão, eles terão de viver com uma pequena mesada que os obriga a dormir em hostels tão manhosos que fazem o palheiro do Luís Filipe Vieira parecer um hotel de cinco estrelas.
“O meu nome é Pluto, bem-vindos à Grécia”. Foi esta a primeira mensagem que todos os concorrentes receberam no seu smart watch. Depois de alguns deles terem ficado surpreendidos a pensar por que raio o cão do Mickey lhes tinha enviado uma mensagem, a divindade grega prosseguiu. “Encontrem um cartão dourado e terão a oportunidade de viver a vida de um Deus.”
Dantes, os deuses comunicavam através de nuvens tempestuosas, arbustos flamejantes ou mesmo via os livros da Alexandra Solnado, mas como isso ia aumentar imenso os custos de produção, aqui optaram por usar simples telemóveis através dos quais o deus Pluto envia coordenadas. Já com a primeira localização em sua posse, as equipas iniciaram uma corrida frenética para tentar alcançar o cartão dourado. Os primeiros a encontrarem o tesouro, que estava no terraço de uma casa com vista para a Acrópole, foram os amigos de longa data, Jamie e Guy.
Este duo de jovens “bifes” vangloriou-se da sua conquista para desespero das restantes equipas e seguiu o seu caminho. Agora que tinham 50 mil euros para gastar, qual seria a sua primeira transação? Alugar um iate, carregado de champagne, convidar garotas e contratar o David Guetta para pôr som? Não, foram a um café beber duas cervejas. Alerta totós! Faz lembrar aquelas pessoas que quando lhes perguntam o que fariam se ganhassem o euromilhões dizem sempre que compravam “um apartamentozinho e uma mota para o meu mais novo.”
O que estes pacóvios de Manchester aparentemente não entenderam é que sempre que utilizam o cartão, os restantes concorrentes recebem uma mensagem a indicar a sua localização. Neste caso, o Juicy Bar, que ainda por cima fica a poucos quilómetros do local inicial. Mas alheios a esse facto, o “Dumb and Dumber” continuam tranquilamente no bar a beber copos, até que recebem uma nova mensagem do Pluto. “Dirijam-se a esta steakhouse onde vos reservei uma mesa para almoço.” Simpático da parte do senhor deus. E assim, antes que os perseguidores chegassem, os dois estarolas lá perceberam que tinham de ir andando para o restaurante.
Durante o almoço em que pediram dois pratos para cada e o vinho mais caro da carta, aproveitaram para tirar um selfie com o telemóvel. Poucos segundos depois, uma mensagem dramática: “A vossa foto está online para todos os jogadores.” Os amigos não se importam muito, até porque um vinho de 100€ não se bebe sozinho e terminaram o seu almoço tranquilamente. Depois de comerem dois bifes gigantes cada um e beberem uma garrafa de vinho, os caramelos decidiram que era boa ideia ir dar uns mergulhos no mar. Dirigiram-se de táxi até à Riviera de Atenas e como tinham de ficar discretos, para não serem encontrados pelos outros concorrentes que entretanto já estavam novamente no seu encalço, tiveram uma ideia brilhante: “Vamos comprar boias gigantes!” Ah, quem nunca tomou uma decisão idiota, depois de uma almoçarada bem regada, com amigos?
“Eu quero o cisne cor-de-rosa” diz o Jamie, a apontar para uma bóia de flamingo. Uau, alguém faltou às visitas de estudo ao Zoo. E lá foram os dois para dentro de água com insufláveis tão histéricos que se conseguiam ver desde a estação internacional espacial. Resultado: foram apanhados pela Millie e a Amélia, uma dupla de amigas influencers exageradamente bronzeadas e maquilhadas que apanharam o par de jarras e como recompensa foram passar a noite a um iate de luxo, com direito a champagne e fogo de artifício. Já o Beavis e o Butthead foram para um hostel dormir com baratas, ou como o Jamie lhes deve chamar, cisnes castanhos com antenas.