Televisão

O primeiro hit do ano: Kate Winslet é a estrela do novo drama policial da HBO

Os críticos só têm elogios para a minissérie que nos leva de volta a mais uma pequena comunidade abalada por um crime.
Kate Winslet está de volta à TV

Um crime misterioso assombra a comunidade de uma pequena localidade. Esta introdução poderia descrever centenas de filmes e séries. É um género por si só — e um bastante concorrido. Quando os críticos apontam semelhanças com sucessos como “Mystic River” e “Sharp Objects”, é fácil de prever que valerá a pena sentarmo-nos no sofá e ligar a televisão.

A mais recente produção a agarrar neste cenário comum e a transformá-lo numa minissérie com ambições é “Mare of Easttown”, a grande novidade daHBO, que estreou esta segunda-feira, 19 de abril. No topo do cartaz está outro chamariz: Kate Winslet no papel principal, a eterna Rose de “Titanic” e a vencedora de um Óscar pelo papel em “O Leitor”.

As expectativas estão altas. Não é por acaso que os críticos o apontam como “o primeiro drama imperdível de 2021”.

A história leva-nos até mais uma pequena localidade suburbana para juntar à longa lista de vilórias atormentadas por crimes horrendos que a televisão e o cinema criaram. Easttown e a zona que a rodeia são também conhecidas pela complicada pronúncia Delco, que Winslet fez questão de aprender para dar mais realidade à minissérie — decisão de que rapidamente se arrependeu.

“Adoro fazer pronúncias e sotaques, mas este levou-me à loucura”, confessou à “Vanity Fair” a atriz de 45 anos. 

Winslet assume o papel de Mare Sheehan, a detetive local, mais conhecida por um lançamento milagroso dos tempos de liceu, que deu uma vitória crucial à sua equipa de basket. Trinta anos depois, os tempos de glória já lá vão.

A personagem principal é a figura que dá contexto a todo o cenário. Winslet é chamada a cumprir os duros requisitos mínimos para dar vida a uma mulher agastada pela vida, por um divórcio, pela morte trágica do filho e pelo neto ainda bebé que agora é sua responsabilidade.

É ela quem terá que carregar outro peso: o do desaparecimento misterioso de Katie Bailey. Um crime que vitimou uma jovem local e que, um ano depois, continua por resolver.

Já dizem que vai ser uma das séries do ano

Mare Sheehan tem, portanto, não só que resolver todos os problemas pessoas, mas também que carregar a pesada herança de um crime que não foi capaz de resolver, sob críticas dos amigos e da família da jovem, que vivem todos na mesma pequena comunidade.

Embora não assente numa história verídica — falando do crime, claro —, todo o cenário se inspira num ambiente real. Aquele em que cresceu o argumentista Brad Inglesby, que admite ser um fã de policiais e histórias criminais. E que confessa que roubou “uma ou outra coisa” a essas mesmas histórias.

“Não cresci rodeado de polícias e investigações de homicídios, mas conhecia os ritmos e rituais das vidad destas personagens”, explica. “E tinha um amigo que era polícia numa pequena esquadra numa terriola. Através das conversas que tinha com ele, comecei a interessar-me por esta ideia de um pequeno grupo de polícias e de um detetive.” 

Novos desenvolvimentos reacendem a investigação e Mare Sheehan recebe a ajuda de outro detetive. No elenco composto praticamente por nomes pouco conhecidos, destacam-se os de Guy Pearce (“Memento”, “LA Confidencial”) e de Neal Huff (“Spotlight” e “Moonrise Kingdom”).

“[A minissérie] agarra-nos desde o arranque com um misto raro de humanidade de de um crime horrendo e misterioso. À medida que avança, dá aos espectadores mais momentos brilhantes das personagens, revelações chocantes e interpretações assombrosas”, aponta o crítico da “Decider”.

Brial Tallarico vai mais longe e faz uma previsão: “‘Mare of Easttown’ vai ser aquilo de que toda a gente vai falar nos próximos dois meses.” Até porque os sete episódios desta minissérie não vão chegar em formato amigável do binge watching. A cada segunda-feira, será lançado um novo episódio, que pode ser visto na plataforma portuguesa da “HBO”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT