Televisão

O primeiro reality show espanhol da Netflix é apresentado pela Sierra, de “La Casa de Papel”

“Insiders” tem um formato semelhante ao “Big Brother”. A diferença é que os concorrentes não sabem que estão a ser filmados.
Najwa Nimri é a apresentadora.

“Não nos enganemos. Nos dias de hoje, os concorrentes dos reality shows já viram de tudo.” É com estas palavras que arranca “Insiders”, o novo reality show da Netflix, que estreou a 21 de outubro.

É o primeiro programa espanhol do género no catálogo. Porém, quem diz aquelas palavras já brilhou na Netflix. A apresentadora de “Insiders” é Najwa Nimri, a atriz que interpreta Alicia Sierra, em “La Casa de Papel” e Zulema em “Vis a Vis”.

O twist deste programa é muito simples. Para apanhar os 12 concorrentes desprevenidos, os produtores de “Insiders” fizeram-nos acreditar que eles estão apenas a participar num casting para entrar num futuro reality show.

Os candidatos, entre os 20 e os 30 e poucos anos, pensam que estão na fase final da seleção antes de entrarem num programa estilo “Big Brother” — onde terão de conviver com outros candidatos numa casa em que tudo é filmado.

Contudo, eles já são os protagonistas do programa — porque nada disto é um casting. Durante três semanas, vão viver num estúdio. Em certas divisões, vai-lhes ser dito que existem câmaras para depois os produtores avaliarem quem deve passar à fase seguinte. Mas o que não lhes é dito é que os quartos em que habitam também estão apetrechados de câmaras e microfones. A competição já começou, mesmo que eles não saibam.

Além disso, a equipa de “Insiders” vai introduzindo diversos elementos de manipulação. Por exemplo, vai haver atores a interpretar produtores durante estas três semanas. Ao mesmo tempo, o comportamento de cada participante é comparado àquilo que os produtores consideram um “concorrente perfeito” para entrar no tal reality show fictício.

Enquanto apresentadora, Najwa Nimri aparece regularmente para explicar os twists e os novos desafios que os concorrentes têm de enfrentar. Passado algum tempo, vai ser revelado que têm estado a ser filmados desde o início. Mesmo antes de esse elemento entrar em jogo, a dinâmica habitual de reality shows já está a acontecer. Formam-se grupos e alianças, e geram-se discussões que vão levar a crises emocionais supostamente fora das câmaras.

Dos vários reality shows em que a Netflix apostou nos últimos anos, este será provavelmente o mais parecido com o formato tradicional do “Big Brother”. 

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da plataforma de streaming (e não só). E leia o artigo da NiT sobre a vida louca de Najwa Nimri.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT