Quando a HBO passou a Max, em maio, anunciou algumas novidades. Ainda que discretamente e sem revelar muitos detalhes, a plataforma informou que estava a produzir a série nacional “Lume”, em conjunto com a RTP. O enredo despertou o interesse da imprensa internacional que tem procurado descobrir mais sobre a produção ibérica.
“Lume” inspira-se nos incêndios florestais cada vez mais frequentes que têm devastado o interior de Espanha e Portugal nos últimos anos. O enredo começa com o fogo que coloca em risco uma pequena vila na fronteira entre a Galiza e Montalegre. Vários meios de socorro são destacados e outros tantos de comunicação também.
Entre os vários jornalistas encontra-se Lúcia, uma luso-espanhola, que dá início a uma investigação jornalística do caso que ganha contornos pessoais. A repórter percebe rapidamente que, embora um incêndio possa destruir tudo à sua volta, também pode expor verdades ocultas.
“Lume é um eco-thriller que se centra na questão dos incêndios florestais que devastam Espanha e Portugal nos últimos anos”, revelou o diretor-geral da Coral Europa, Bruno de Lima Santos, citado pela “Variety”.
“Através de uma atmosfera envolvente e enigmática, a série explora os interesses económicos que ocultam as verdadeiras causas dos incêndios florestais, proporcionando um retrato fiel do meio rural no século XXI”.
As gravações arrancaram em Sintra, com Albano Jerónimo a interpretar Júlio Bugalho, um dos guardas que investigam a origem dos fogos e Ricardo Pereira que será o editor do jornal onde Lúcia (Cristina Castaño) trabalha (e o seu ex-marido). A jornalista vai tentar provar a inocência do pai que foi acusado de fogo posto e se suicidou na prisão.
A série está a ser produzida pela Coral Europa em Portugal e pela Setemedia na Espanha. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas já se sabe que está prevista para 2025 e será possível assistir em simultâneo na RTP, em Portugal e na TV Galicia, em Espanha e na MAX.
“Lume” conta com a realização do português Sérgio Graciano e da espanhola Giselle Llanio e as filmagens vão dividir-se entre Sintra, Montalegre e Santiago de Compostela.