“Vai ser o melhor reality de sempre, um programa inovador e nunca antes visto.” Foi com estas palavras que Cristina Ferreira apresentou “O Triângulo”, que estreou este domingo, 26 de fevereiro, na TVI. De facto este é um programa inovador, na medida em que depois de horas a assistir a pessoas a entrar e a sair da casa ficámos todos sem perceber patavina.
Não se conhecem as regras, não se percebe qual é o objetivo, não sabemos qual é o prémio. Este reality não é um triângulo, é um Teorema de Pitágoras. Não contei, mas pareceu-me que apresentaram pelo menos 300 concorrentes. Uns entraram mas foram expulsos e vão jogar cá fora, outros apareciam da plateia tipo flash mob e ainda há aqueles que entraram sabe Deus porquê.
É o caso da Alice Santos, que ficou célebre nas redes sociais por sugerir aos seus milhares de seguidores que a cura para a depressão é apanhar sol. Será que a jovem também receita rodelas de pepino para curar as cataratas? É provável que a Alice tenha apanhado sol a mais na moleirinha. O problema é que infelizmente o sol, além de não curar a depressão, também não cura a ignorância.
Quem não entra nem sai mas está sempre presente é a clássica voz-off, que de forma extraordinariamente inovadora desta vez não se chama nem Big, nem Voz, mas sim Mestre. O que a TVI não se lembrou foi que há 20 anos já havia, num reality show, um Mestre que dava ordens aos concorrentes. Como poderíamos esquecer o “Masterplan”, um clássico da trash TV que nos brindou com cenas tão edificantes como esta?
A verdade é que já não se fazem concorrentes como a Gisela Serrano e não se fazem porque, edição após edição, os concorrentes de reality shows são uma cópia uns dos outros. O formato de apresentação com o vídeo na primeira pessoa está esgotado e a sensação que dá é que estamos a ver uma sátira aos próprios reality shows. O talhante que gosta de pastar cabras e fala como o Bruno Aleixo, a barbie que tem uma boutique de roupa, o hipster com calças à pescador que é dono de uma barbearia, a chalupa que só diz disparates e finge que é tontinha, e depois os representantes de minorias só para cumprir as quotas. Estão cá todos, neste novo e inovador reality show que é igual a todos os outros.
Se não tem nada para fazer nas próximas semanas e não lhe apetece ler o “Guerra e Paz”, pode sempre entreter-se com esta descrição dos 300 novos concorrentes que entraram em “O Triângulo”.
Bárbara Silva, 30 anos, Porto
A Bárbara é motorista de pesados de mercadorias e orgulha-se da sua profissão. Afirma que conduz melhor do que muitos homens. Considera-se uma mulher lógica, direta e sem paciência para pessoas fúteis. Está solteira e assume que nunca viveu uma verdadeira história de amor. Acredita que, provavelmente, intimida os homens.
Moisés Figueira, 25 anos, São Mamede de Infesta
O Moisés diz ser explosivo, impaciente, vaidoso e competitivo. Atualmente é fiscal de autocarros. Já trabalhou como vigilante e segurança em bares e discotecas. Faz Muay Thai desde os 14 anos e mais recentemente começou a praticar MMA. O seu sonho é viver da luta.
Isa Oliveira, 27 anos, Lisboa
A Isa licenciou-se em Ciências da Comunicação e atualmente trabalha no restaurante dos pais. Teve uma infância difícil, foi vítima de bullying, mas hoje diz ser capaz de enfrentar quem quer que seja. Odeia que mexam nas suas coisas e é demasiado exigente com as limpezas. Está solteira e totalmente focada no desafio a que se está a propor. Afirma não ter medo de arriscar e acrescenta que detesta perder.
Brenda Pais, 31 anos, Paredes
A Brenda nasceu no Rio de Janeiro e está em Portugal desde os cinco anos. É filha de mãe portuguesa e pai brasileiro. Aos 18 anos foi para o exército, onde permaneceu durante três anos. Aprendeu a dar valor ao sacrifício e trabalho em equipa. Viveu em Luanda quase quatro anos, onde foi responsável por um grupo de 14 lojas. Gosta de jogar golf para ter tempo para si e aprecia o silêncio do jogo. Considera-se frontal e assume que gosta de mandar. N’”O Triângulo” não vai ficar calada nem acatar ordens de ânimo leve.
Marina Pinto, 37 anos, Porto
A Marina é a chamada “mulher dos sete ofícios” porque já fez um pouco de tudo: da psicologia à carta de marinheiro, de um curso de socorrismo a empresária na área da estética. Abriu recentemente uma sex shop online e interessa-se por Terapias Holísticas. Diz que entrar num reality show é o que lhe falta fazer na vida e por isso não hesitou em inscrever-se n’”O Triângulo”. Promete ser frontal e garante que está pronta para qualquer desafio.
Alice Santos, 22 anos, Parede
A Alice é empreendedora, influencer e modelo. Tem uma empresa de marketing digital que criou durante a pandemia. Afirma que acorda muitas vezes às cinco da manhã porque não gosta de perder tempo. Preocupa-se muito com a sua alimentação, não come comida processada, laticínios nem carne. Esteve recentemente nas “bocas do mundo” graças à sua opinião polémica acerca do uso de medicamentos. Não esconde que deseja mais fama e reconhecimento, deixando claro que não se importa com o que os outros pensam de si.
Lívia Ferreira, 19 anos, Albergaria-a-Velha
A Lívia está a começar a trabalhar na área da estética, mas já se inscreveu na GNR porque gosta de mandar. Está solteira e adora estar sozinha porque assim ninguém lhe tira o brilho. Diz prontamente que não se importa que falem mal dela, o que interessa é que falem. Considera-se vaidosa e diz que não passa despercebida na rua. Herdou do pai o gosto pelo motocross. Acha que tem a personalidade ideal para entrar n’”O Triângulo” pois não vira as costas ao debate e afirma ter sempre coisas a dizer.
Inácia Nunes, 23 anos, Portimão
A Inácia tirou a licenciatura em gestão do desporto, dá aulas a alunos do 12.º ano e está a tirar o mestrado em Guimarães. Está ligada ao desporto desde sempre. Pratica futsal, adora competição e tem muita garra. Está numa fase de enriquecimento pessoal e acredita ser capaz de influenciar, liderar e inspirar os outros. Tem muita energia e está a apostar tudo neste desafio.
Ângelo Dala, 34 anos, Angola
O Ângelo é empresário e tem uma pequena empresa de construção civil em Angola, que gere à distância. Gosta de ir ao ginásio, já praticou luta greco-romana e futebol. Foi modelo e fez figuração em algumas séries e novelas. Tem uma gargalhada contagiante e admite que vai usar a comédia e a sedução para se destacar no programa. Garante que será o líder e, em tudo o que se mete, é para ganhar.
Tamara Rocha, 25 anos, Barcelos
A Tamara pertence a uma família de feirantes e está habituada a trabalho duro. Além de ajudar os pais nas feiras, estudou cozinha e pastelaria. Aos 19 anos foi trabalhar em cruzeiros, onde permaneceu durante cinco anos, chegando ao posto de chef executiva. Atualmente tem o projeto Chef Privado em tua Casa. É transparente e não consegue disfarçar quando não gosta de alguma coisa. Afirma ter a mania das limpezas e arrumação, mas diz que não será empregada de ninguém. Garante mesmo que não vai cozinhar sistematicamente para os outros n’”O Triângulo”.
Domingos Terra, 30 anos, Oliveira de Azeméis
O Domingos é barbeiro e sempre esteve ligado ao campo. Sabe fazer tudo graças aos pais que trabalharam na agricultura. Divorciou-se recentemente e confessa que até hoje teve apenas uma relação. Frequenta assiduamente o ginásio, controla muito bem a sua dieta, é vaidoso e gosta muito de cuidar da imagem. Assume ser um excelente dono de casa e não tem dificuldade em seguir ordens. Inscreveu-se n’”O Triângulo” por estar à procura de adrenalina.
Gonçalo Chaves, 22 anos, Bélgica
O Gonçalo nasceu na Bélgica, licenciou-se em Ciências Farmacêuticas e está a tirar um mestrado em desenvolvimento de medicamentos em Antuérpia. Quer ficar em Portugal para trabalhar em investigação ou ser o CEO de uma farmacêutica. Está solteiro e confessa que a última namorada lhe partiu o coração. Considera-se uma pessoa teimosa que tem sempre de dar a sua opinião. É ambicioso, muito competitivo e acredita que vai dar um grande passo na sua vida ao entrar neste desafio.
Tiago Feliciano, 23 anos, Loulé
O Tiago Feliciano vem de Loulé e é animador turístico. Gosta muito de falar com pessoas e acha que tem muitos fãs. Assume ser metrossexual e, diz que, quem o quiser, terá de aguentar a sua intensidade. A liderança é algo que considera ser natural nele. Não deixa nada por dizer e diz que odeia perder em discussões. Tarefas domésticas não são o seu forte. É competitivo e, se perder, garante que não lhe veem um sorriso. É muito efusivo tanto a ganhar como a perder.
Tiago Graça, 20 anos, Azeitão
O Tiago Graça está a terminar a licenciatura em Relações Internacionais. Considera-se educado, culto e inteligente. É muito sorridente e carismático. Os pais dizem que ele é “pica-miolos” e muito respondão. Diz ser muito competitivo e ninguém o intimidará n’”O Triângulo”: nem pessoas mais velhas nem jogadores mais agressivos.
Ricardo Pacheco, 34 anos, Paços de Ferreira
O Ricardo cresceu no meio da natureza. Foi pastor até aos 14 anos, e com apenas 16 abriu o seu próprio negócio, um talho. Sonha ser piloto de motocross. Adora motas e tem mais de 20. O Ricardo é trabalhador, ambicioso e gentil, mas também confessa ser desarrumado e bastante esquecido. É casado com Jéssica, que também se inscreveu nesta aventura. Garante estar disposto a tudo para vencer “O Triângulo”.
Jéssica Pereira, 30 anos, Paços de Ferreira
A Jéssica viveu muitos anos em Cardiff mas atualmente mora em Portugal e tem uma loja de roupa feminina em Lamoso, mesmo ao lado do talho do marido Ricardo, também concorrente d’”O Triângulo”. É ciumenta e afirma não suportar a ideia de ver o marido olhar para outras mulheres. Assume ter mau acordar e gosta muito de mandar. Tem a certeza de que “O Triângulo” vai mudar a sua vida.
Nuno Belchior, 40 anos, Barreiro
O Nuno é capitão de equipa e campeão mundial de futebol de praia. Sabe que é respeitado e com ele não brincam. É muito competitivo e não admite preguiça, nem faltas de respeito. Assume ter mau acordar e não lidar bem com pessoas com pouca higiene, chatas e que ocupem muito espaço. Diz-se sincero, amigo e justo. É uma pessoa com personalidade forte, tem as suas ideias e gosta de levá-las até ao fim.
Rosa Patrício, 50 anos, Entroncamento
Depois de uma infância muito difícil e pobre, a Rosa começou a fazer limpezas por conta própria apenas com um balde, uma esfregona e um carro. Hoje tem duas empresas: uma de produtos químicos e outra de limpezas. É casada e tem dois filhos. Adora viajar e faz uma viagem por ano com o marido. É muito ativa, gosta bastante de conversar e admite que por vezes se expressa de forma bastante explosiva. Não tolera atitudes machistas nem desarrumação. É fã de reality shows e promete dar tudo n’”O Triângulo”.
Rafael Mota, 27 anos, Mafra
O Rafael é um desportista que gosta de ler poesia e de estar ligado à natureza. Atualmente é treinador de crossfit. É apaixonado pelo desporto. Gosta de explorar o mar e a montanha, faz bodyboard e snowboard. Diz-se pouco afetuoso e gosta muito do seu espaço. Confessa ser um pouco gozão e de ter um grande talento para “ler” as pessoas, o que poderá ser uma mais-valia n’”O Triângulo”.
Samantha Lecathelinais, 28 anos, Arcos de Valdevez
A Samantha teve uma infância e adolescência difíceis e afirma ter lutado muito para conquistar tudo aquilo que tem. Considera-se, por isso, uma inspiração. No 10.º ano começou a fazer troca de roupas e vendia-as para ter o seu próprio dinheiro. Começou o seu negócio de venda de roupa online e atualmente tem uma loja física. Joga futsal e diz ser uma jogadora que dá tudo o que tem dentro das quatro linhas. Afirma que, agora, está pronta para entrar no campo d’”O Triângulo” e vencer.
Dário Pinto, 29 anos, Fafe
O Dário é polícia municipal há quatro anos e é ex-militar. Fez missões no Kosovo e na Roménia. Está numa relação e tem uma filha de quatro meses. Pratica ginásio e joga futsal com os amigos. Afirma ser comunicativo, competitivo e com mau perder. Gosta de estar sempre muito aprumado. Diz ser uma pessoa direta, séria, assertiva e n’”O Triângulo” não vai ter “papas na língua”.
Afonso Vaz, 25 anos, Sobral de Monte Agraço
O Afonso é personal trainer há cinco anos e, apesar de trabalhar muito, adora o que faz. Está solteiro e gosta mais do flirt do que estar numa relação. Confessa ter o coração na boca e ser muito teimoso. Considera-se muito ativo e não consegue estar sem fazer nada. Nos tempos livres joga futebol e gosta de sair com os amigos. Tem espírito de camaleão, é competitivo e quer ganhar. Afirma não ter limites e estar disposto a tudo.
André Silveira, 29 anos, Caldas da Rainha
O André saiu da Força Aérea em dezembro de 2022 por considerar que, como militar, já tinha aprendido tudo: disciplina, determinação, camaradagem, espírito de união e sacrifício. É muito organizado, pesa e prepara todas as refeições da semana ao domingo e tem a alcunha de “Marmitas”. Apesar de estar solteiro, é um homem romântico que aprecia numa mulher o sorriso, a inteligência, o bom gosto pela música e sentido de humor. É determinado e tem sede de novas aventuras.
Jandira Dias, 26 anos, Angola
A Jandira está em Portugal há três anos, é casada e mãe de dois filhos, de dois e três anos. É influencer digital e promove o gosto pela maquilhagem e moda nas redes sociais. Vê “O Triângulo” como um desafio e uma plataforma para se dar a conhecer ainda melhor. Quer divertir-se e garante que se vai rir de quem tentar tirar-lhe a paz. É competitiva, tem mau perder e se souber que tem razão fará tudo para provar o seu ponto.
Sara Sistelo, 27 anos, Oeiras
Carismática, comunicativa e muito efusiva, é assim que a Sara se caracteriza. Acrescenta que fala imenso e muito rápido. Sempre sonhou ser atriz: estudou na Escola Profissional de Cascais e foi para Londres durante cinco anos, onde se licenciou em Teatro. Hoje vive com os pais e as duas irmãs, uma delas gémea. Foi atleta federada de ginástica acrobática, praticou trampolins, dança, esgrima e natação. Diz que é impaciente e que, de vez em quando, “vira a boneca”. Inscreveu-se n’”O Triângulo” para ter o maior papel da sua vida.
Mariana Duarte, 30 anos, Santo Estêvão
A Mariana trabalha na área dos recursos humanos, mas quer mudar de vida. Sabe que é vistosa e acredita que, quando entra na sala, toda a gente olha para ela. Considera-se impaciente e detesta pessoas burras e fúteis. Diz ser “zero influenciável” e se meter uma coisa na cabeça vai até ao fim, mesmo que lhe digam para não o fazer. Há quem a ache snob e arrogante, mas na sua visão é apenas uma pessoa sem paciência para quem fala muito e não diz nada.
Carolina Aranda, 24 anos, Évora
A Carolina nasceu em Évora, mas atualmente vive em Lisboa, onde faz trabalhos como hospedeira de eventos. Considera-se uma sobrevivente por ter lutado sozinha para se tornar na mulher resiliente que é hoje. Pode parecer frágil, mas diz ser corajosa e não se deixar pisar. Fica incomodada com pessoas arrogantes. Interessa-se por literacia financeira. Admite que é impulsiva, tem noção do desafio a que se está a submeter e garante estar bem preparada.
Soraia Conde, 28 anos, Oeiras
A Soraia foi assistente de bordo da TAP mas neste momento é cake designer. Assume que tem dificuldade em delegar tarefas e prefere fazer tudo sozinha porque não confia nos outros. Admite que a sua aparência calma engana, explode com facilidade e gosta de gritar. Não gosta de ser contrariada e define-se como “indomável”. N’”O Triângulo” não vai admitir desarrumação nem pessoas que se encostem para não fazerem nada. Pessimismo não é com ela. Admite que gosta de provocar e dar a sua opinião.
José Carregal, 21 anos, Matosinhos
O José diz que gosta de ser tratado por “Zézinho”, mas alerta: “sou duro”. É barbeiro e tem a sua própria barbearia desde os 18 anos. É o mais novo de quatro irmãos e teve de crescer depressa, já que a sua família passou por bastantes dificuldades. Gosta de artes marciais e já praticou boxe. Diz não tolerar o mau cheiro e a ignorância. Considera-se muito frio e extremamente competitivo. Garante que será frontal, jogador, divertido e engraçado. Está preparado para todos os confrontos n’”O Triângulo”.
Lara Moniz, 23 anos, Lisboa
Nasceu em Lisboa, mas já viveu em Angola e nos Países Baixos, país onde se licenciou. Foi atleta de alta competição de karaté. Já teve várias profissões, mas o seu sonho é viver dos rendimentos das redes sociais. Diz ser focada e gosta muito de planear a sua vida e de ter tudo controlado. Está habituada a discordar de pessoas e não tem problema nenhum em mostrar-se vulnerável. Garante que dará sempre a sua opinião, com amor. Segundo a própria, será uma concorrente empenhada em entreter o público.