Televisão

Canal Hollywood lança maratona com filmes nacionais no Dia de Portugal

"Gaiola Dourada" é apenas uma das propostas que vai poder ver durante o feriado.
A "Gaiola Dourada" +e um dos filmes.

A 10 de junho celebra-se o Dia de Portugal e, para comemorar, o canal Hollywood vai trazer o cinema português até sua casa. Ao longo do dia, vai poder assistir a algumas das principais obras nacionais, numa maratona noturna.

O especial arranca pelas 17h30 com “Pedro e Inês”. O filme é baseado no romance “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria que, por sua vez, se inspirou na lenda trágica de amor entra o rei D. Pedro e Inês de Castro. A história conta como o casal se reencontra no passado, no presente e no futuro ao longo dos séculos. Foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Montreal, no Canadá e apresentado na mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil.

Ganhou cinco prémios incluindo o CinEuphoria da “Best Assemble”, o Aquila de Melhor Realizador. Na mesma categoria levou para casa o Fantastic Award, como também o de Melhor Ator Protagonista e Melhor Filme Nacional.

Segue-se o “Pátio das Cantigas” de Leonel Vieira às 19h35. Nesta obra (a versão de 2015, não a de 1942) vemos Miguel Guilherme como Evaristo, Sara Matos a interpretar Amália e César Morão no papel de Narciso. A comédia está repleta de amores e desamores vividos durante os Santos Populares, na Vila Berta, em Lisboa.

A “Gaiola Dourada” vai passar às 21h30. Com a realização de Ruben Alves, conta a história de Maria (Rita Blanco) e José Ribeiro (Joaquim de Almeida), um casal de portugueses emigrados em França há mais de 30 anos.

Maria é a porteira de um prédio “num dos melhores bairros parisienses e José na construção civil2. “Quando recebem a notícia de uma herança em Portugal que lhes concretiza o velho sonho do regresso às raízes, tudo parece perfeito. Porém, ninguém está muito interessado em perder a sua amizade e, subtilmente, uns e outros começam a organizar-se a fim de os fazer mudar de ideias”, lê-se na sinopse.

Esta obra ganhou oito prémios, entre eles o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Rita Blanco em 2014), Prémio do Público e Melhor Atuação no Alpe d’huez Festival Internacional de comédia, Melhor Conjunto, Melhor Atriz e Melhor Ator Secundário nos CinEuphoria.

A festa encerra às 23h05 com a exibição do “Fim da Inocência”. Protagonizado pela atriz Oksana Tkach, é baseado em factos reais sobre um grupo de adolescentes da linha de Cascais. A história é sobre Inês, que “tem uma vida aparentemente perfeita, oriunda de uma família abastada que frequenta um dos melhores colégios do País”.

“No entanto, depois das aulas, ela e os amigos participam em arriscados jogos sexuais, utilizam a internet de forma compulsiva e frequentam a vida noturna de Lisboa, onde consomem todo o tipo de drogas, entrando numa espiral de destruição.” Em 2018 ganhou o Fantastic Award de Melhor Filme Nacional.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT