Televisão

Para Juliana, o “MasterChef” era apenas um sonho. Agora é a nova jurada do programa

A brasileira mudou-se para Portugal para abrir uma pastelaria de sucesso. Acabou por se apaixonar pela cultura e sabores do País.
É a nova jurada do "Masterchef Portugal".

Quando se mudou do Brasil para Portugal em 2018, o “MasterChef Portugal” era um dos programas de conforto de Juliana Penteado. A cozinheira sonhava em um dia poder aparecer no formato da RTP1. O que nunca imaginou era que seis anos mais tarde, estaria no lugar de jurada, tal como se vai apresentar já na estreia da nova temporada este sábado, 30 de novembro. Um lugar de destaque onde surge ao lado de dois consagrados chefs, Rui Paula e Pedro Pena Bastos.

Nascida em São Paulo, formou-se em pastelaria na prestigiada escola Le Cordon Bleu em Londres. A sua trajetória inclui experiências em restaurantes famosos como o Grupo Fasano, na sua cidade natal. Também já fez doces para marcas de luxo como Louis Vuitton e Dior, que foram distribuídos em eventos especiais no estrangeiro.

Em Portugal, consolidou o seu nome no cenário gastronómico com duas pastelarias em Lisboa, onde usa sempre óleos essenciais na confeção dos cupcakes e bolos. A primeira Juliana Penteado Pastry foi inaugurada em 2022 na Calçada da Estrela. Em agosto, chegou à Avenida António Augusto Aguiar. Também vende os seus doces em alguns espaços da Gleba.

Além de ser apaixonada pela pastelaria, Juliana tem um enorme carinho pelos sabores portugueses. No segundo ano em Portugal, em 2019, resolveu percorrer o País de norte a sul. “Foram 30 dias seguidores de imersão na comida portuguesa. Foi nessa altura que se formou o meu elo com Portugal”, conta à NiT.

A paulista passou por mais de 70 cidades e aldeia, falou com os habitantes locais e mergulhou nas suas histórias, culturas e sabores. “Foi uma experiência muito importante para mim.”

Quanto ao “MasterChef Portugal”, não vai ser exatamente uma estreia, já que ainda este ano participou numa prova como jurada convidada: levou uma sobremesa e os concorrentes tiveram de a replicar. “É um programa que acompanho há muitos anos e que adoro.”

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Juliana Penteado (@juliana__penteado)

 

Fazer parte do júri da temporada é “uma grande honra”, especialmente por estar a partilhar o cargo com Pedro Pena Bastos e Rui Paula, “dois nomes de grande referência”. “Estar ao lado deles foi muito bom. Vivemos uma jornada de muita aprendizagem”, realça.

Apesar de atualmente se focar na pastelaria, este novo papel no programa obrigou-a a voltar às raízes e às técnicas de cozinha que aprendeu ainda no Brasil. “Muitas provas estão ligadas aos pratos tradicionais portugueses. Aprendi muito ao ouvir as histórias e vivências de cada um dos concorrentes.”

Ocupar o papel de jurada é uma “missão muito grande”, isto porque lhe cai nas mãos a tarefa de auxiliar os aspirantes a chefs que estão a perseguir um sonho. “Como é que os instruímos e criamos os alicerces necessários? Foi essa a minha função.”

Juliana não vai ser uma jurada extremamente severa, mas há algo que vai sempre procurar: a delicadeza, o perfecionismo e o equilíbrio dos pratos, especialmente no que diz respeito aos sabores e texturas. “Portugal tem matéria-prima incrível e é muito importante respeitar o produto”, explica. Também vai examinar todo o processo dos concorrentes até chegarem ao prato final — a forma como estruturam a receita será, então, extremamente importante. “Obviamente que o sabor é primordial, mas também é necessário comermos algo com alma.”

Destacar um momento favorito das gravações é difícil, mas Juliana Penteado ficou fã das provas exteriores, onde os concorrentes enfrentam um ambiente diferente e outras dificuldades que, por vezes, não existem nas cozinhas, como “onde ir buscar os alimentos”. “Também há muitos elementos surpresa, mas, ao mesmo tempo, uma certa leveza e um outro brilho. São super divertidas.”

Apesar das dificuldades, a verdade é que, embora estejam numa competição, os concorrentes estão sempre dispostos a entreajudarem-se — e formaram quase uma família. “Havia um espírito muito coletivo na cozinha e isso é importante. O trabalho de equipa é fundamental”, revela.

No futuro, seria um sonho regressar ao programa. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Achei muito boa a oportunidade de poder partilhar todo o meu conhecimento.”

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam em novembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT