Televisão

“Pesadelo na Cozinha”: almoçámos no Ninho de Sabores — e as galinhas comeram os restos

No restaurante de Braga os restos são aproveitados para alimentar animais. Uma formiga fez-nos companhia à mesa, mas ao menos veio sozinha.

Uma parede foi deixada por pintar, mas a lata de tinta ficou.

Da estação de comboios de Braga à Travessa Conselheiro Lobato são apenas 2,6 quilómetros mas nem o taxista sabe muito bem onde fica esta rua pedonal (ou apenas parte pedonal) que se divide em duas a partir da da mesma praceta. Confuso até aqui? O mesmo aconteceu com as três pessoas a quem pedi indicações. Depois de cinco minutos às voltas a pé, encontro o Ninho de Sabores escondido numa rua de traseiras de prémios.

A fachada é desoladora. O vidro que ocupa quase toda a dimensão do restaurante está partido em dois sítios.

“Um dia cheguei aqui de manhã e estava assim. Às vezes há miúdos a jogarem à bola aí, talvez tenha sido disso”, explica Bruno Martinho Martinho, o proprietário, à NiT. Esperava que a produção de “Pesadelo na Cozinha”, que gravou no local no início de outubro — e cujo episódio foi transmitido este domingo, 4 de novembro, pela TVI —, tivesse resolvido o problema mas tal não aconteceu. “Vou ativar o seguro”, garante.

Três ou quatro passos depois da porta, do lado direito, fica o balcão e logo em frente a sala. “Isto amarelou”, disse Bruno quando descobriu o espaço depois das obras da produção, que duraram um dia e meio. A NiT não ficou tão chocada com o primeiro impacto. Esta sexta-feira, 2 de novembro, quando visitámos o restaurante estava um dia cinzento e chuvoso. O amarelo torrado que cobre as paredes até ao teto pareceu abraçar-nos de forma aconchegante.

É Bruno quem nos recebe e indica que podemos escolher uma de três mesas encostadas à parede da esquerda. “Já lá vou colocar a mesa”, diz. São quase 14 horas e por aqui já passaram dezenas de pessoas — os almoços, incluindo take-away, variam entre 50 e 60 de terça a sexta-feira. Há cinco mesas que continuam cheias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT