Neste sábado, 30 de abril, a Assembleia Municipal de Melgaço aprovou por unanimidade uma moção proposta pelo PS que exige a “emissão de um comunicado público” da TVI a “repudiar” uma cena de uma das suas novelas, “Para Sempre”, pode ler-se no “Correio da Manhã”.
Em causa estão falas de Alcino Parracho, personagem interpretada pelo ator Rui Melo, que, segundo a Assembleia Municipal de Melgaço, se refere aos habitantes de Castro Laboreiro — que fica no concelho — como “ladrões, bandalhos, manhosos, entre outros epítetos”.
A moção diz ainda que “é feita a insinuação de que a raça do cão de Castro Laboreiro resulta de uma apropriação ilegítima dos cães Sabujos da Serra do Soajo”. “Os diálogos transmitidos na novela de ficção (…) constituem uma ofensa grave à tradição e cultura de Castro Laboreiro, afetando o bom nome e reputação das suas gentes”, acrescenta.
A moção, que considera o caso como uma “ofensa grave”, terá sido enviada à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), à Associação Portuguesa do cão de Castro Laboreiro, à Câmara Municipal de Melgaço e à União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas do Mouro.