Televisão

“Por Treze Razões”: o que acontece a cada personagem no final da história

A quarta temporada da série da Netflix estreou na sexta-feira, 5 de junho, e tem dez episódios.
49 episódios depois, acabou.

Continuar uma série de liceu depois do liceu poderia não dar bons resultados — e por isso “Por Treze Razões” chegou ao fim com a quarta temporada. Quando estreou, esta série da Netflix foi um enorme sucesso, o que prolongou a história, mas também esteve envolvida em várias controvérsias, por abordar de forma explícita temas como o bullying na adolescência, o suicídio e a violência entre colegas.

A polémica levou vários países a proibir a série para menores de 18 anos, terão havido alguns suicídios supostamente relacionados com esta história e a Netflix até retirou a polémica cena do suicídio da protagonista, Hannah Baker, dois anos depois da estreia.

Contudo, desde aí que as audiências têm descido, o projeto perdeu relevância e as críticas ficaram cada vez mais negativas.

Por isso, fizemos este artigo a pensar especialmente nos fãs originais da série que deixaram de a ver ao longo dos anos — e que, ainda assim, podem estar curiosos sobre o desfecho de cada personagem, sendo que esta foi a última temporada na escola para os protagonistas, que agora partem para os anos de faculdade (pelo menos aqueles que conseguiram entrar).

A quarta temporada centra-se no segredo que os protagonistas têm de manter enterrado. Bryce Walker, o violador rico que todos odiavam (sentimento que só se intensificou ao longo das temporadas), foi assassinado. Alex e Jessica foram os culpados, depois de o terem deixado afogar-se após o espancamento cometido por Zach.

No entanto, Ani — uma das personagens mais recentes e que acabaria por se tornar a namorada do protagonista, Clay — mentiu à polícia sobre o sucedido e incriminou Montgomery. Monty não matou Bryce, mas abusou sexualmente de Tyler (o aluno fotógrafo) e por isso tornou-se um alvo.

Assim, todos os protagonistas que restam juntaram-se para incriminar Monty e manter Alex e Jessica como inocentes. Só que Winston, o namorado de Montgomery, estava com ele na noite em que Bryce foi assassinado — e durante a quarta temporada Winston tenta trazer justiça para Monty, que entretanto foi morto na prisão, ainda antes de ser julgado. 

Portanto, foi este segredo que teve de ser mantido até ao fim da série. Carregue na galeria para saber o que aconteceu aos protagonistas após quatro longas temporadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT