Televisão

Príncipe William prepara-se para ser o protagonista de um documentário

No último ano, o filho do rei Carlos III tem sido acompanhado por uma equipa da ITV. O resultado será transmitido no outono.
Tem tentado sensibilizar os filhos.

As pessoas que vivem em condição de sem-abrigo no Reino Unido têm sido uma das preocupações do Príncipe William. Em 2023, lançou o Homewards, um projeto de cinco anos que reúne diversos especialistas que visa contribuir para a erradicação do fenómeno. Agora, os esforços do herdeiro ao trono britânico, vão dar origem a um documentário com duas partes produzido pelo canal ITV.

O principal objetivo do programa Homewards é a construção de casas destinadas a pessoas que vivem em situação de sem-abrigo. Outro dos focos é dar a conhecer e ajudar a compreender a realidade desta população em situação de fragilidade social. Uma das ações de sensibilização consiste na inauguração de uma exposição na Saatchi Gallery, em Londres, com um conjunto de obras que pretende dar voz a quem não tem teto, “inspirando ao otimismo”.

O ano passado acompanhámos o príncipe William e a Royal Foundation durante o primeiro ano do programa Homewards. Ouvimos histórias incrivelmente emocionantes de pessoas de todo o país que estão em situação de sem-abrangente. O documentário oferece um retrato abrangente daqueles que vivem assim no Reino Unido”, adiantou o realizador, Leo Burley.

O Príncipe William tem manifestado preocupação com o tema e já revelou que também sensibiliza os filhos para esta problemática social. “No caminho para a escola, discutimos o que vemos. Vemos pessoas sentadas à porta dos mercados e falamos sobre isso durante ao trajeto. Acredito que é importante. É o correto a fazer: mostrar aos nossos filhos que alguns de nós tivemos muita sorte. Precisamos ajudar quem está numa situação diferente da nossa e outros precisam de ser ajudados a melhorar de vida”, relatou à BBC em junho de 2023.

O documentário, intitulado “Prince William: We Can End Homelessness”, tem estreia prevista para o outono e será transmitido em duas partes nos canais britânicos ITV e ITV+. 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT