Televisão

As melhores séries que chegam em maio à televisão — George Clooney criou uma delas

Conheça ainda a nova história espanhola da Netflix ou o final de “Into the Badlands”.
George Clooney criou a série "Catch-22".

Trisha Melli estava a fazer uma corrida à noite no Central Park, em Nova Iorque, nos EUA, como tantas outras vezes. Só que naquele dia da primavera de 1989 foi brutalmente atacada e violada. No ano seguinte, foram presos os supostos culpados: um grupo de cinco jovens, dos quais quatro afro-americanos e um hispânico.

Foram forçados a confessar o crime que não tinham cometido e passaram vários anos na prisão. Só em 2002 é que o verdadeiro culpado se chegou à frente e confessou o que tinha feito. Um simples teste de ADN comprovou-o e ilibou os cinco jovens (agora já bem adultos). A cidade de Nova Iorque foi obrigada a indemnizá-los.

A pressão na opinião pública foi um dos principais fatores para a necessidade de procurar culpados — e de forma rápida — naquele caso. O atual presidente dos EUA, Donald Trump, foi um dos maiores instigadores. Ainda nos anos 80, comprou uma página inteira de jornal para apelar à pena de morte para os cinco jovens.

Em 2010, já depois de estarem livres e indemnizados pelo Estado, Trump continuava a defender que eles eram os verdadeiros culpados — e falou do assunto mesmo na campanha eleitoral que acabou por levá-lo à sala oval da Casa Branca.

Uma das novas séries mais esperadas de 2019 conta todo este caso. Chama-se “Aos Olhos da Justiça”, é uma produção da Netflix e foi realizada por Ava DuVernay, que criou “Selma: A Marcha da Liberdade” e o documentário “A 13ª Emenda”, entre outros projetos que têm como grande tema a discriminação racial nos EUA.

Esta é apenas uma das séries que esperamos para este mês de maio. Outra das que estará em destaque é “Catch-22”, uma minissérie realizada por George Clooney e Grant Heslov em que Clooney também participa como ator.

Conta a história de John Yossarian, um militar da Força Aérea americana que quer ser dispensado do serviço em plena Segunda Guerra Mundial. Para isso, precisa de ser considerado louco. Mas não pode pedi-lo diretamente porque vai ser desmascarado de imediato.

Carregue na galeria para conhecer as principais novidades na televisão em maio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT