O “5 Para a Meia-Noite”, que estreou a 22 de junho de 2009 na RTP2, acabou por se tornar uma referência incontornável na televisão portuguesa. Originalmente, contava com cinco apresentadores que se revezavam ao longo da semana. Na sexta temporada, houve uma mudança significativa quando o programa se transferiu para a RTP1, o que resultou no aumento do orçamento e alterações na equipa de apresentadores.
Ao longo dos anos, o formato tem vindo a evoluir e a conquistar várias gerações de espectadores, adaptando-se às mudanças de formato e apresentadores. Contudo, sempre manteve a sua essência de entretenimento noturno com entrevistas, humor e comentários sobre a atualidade.
O late night show da RTP1, conduzido por Gilmário Vemba, regressa às noites de quinta-feira já a 14 de novembro. O humorista angolano, que ganhou ainda mais notoriedade após a sua participação no “Taskmaster”, continua a ser o anfitrião do programa, um cargo que assume desde outubro de 2023.
“Estou entusiasmado por voltar a apresentar mais uma temporada do ‘5’, especialmente porque esta é mais inovadora. Estamos a criar um programa com temas mais abrangentes, incluindo convidados internacionais e novos sketches que vão complementar as entrevistas. Queremos criar uma dinâmica diferente, com muita comédia, e manter o nosso objetivo principal: entreter. Acredito que esta nova temporada tem tudo para ser um sucesso”, assegura o humorista.
Entre as novidades destacam-se os desafios inesperados para os convidados, o cenário renovado e “uma série de desafios imprevisíveis”, adianta a estação. E acrescenta: “Gilmário vai sair de estúdio para fazer rir os portugueses, sempre com o seu carisma e improviso. Esperam-se momentos hilariantes e únicos na televisão portuguesa”.
Além de “Taskmaster”, o angolano de 38 anos já participou em muitos outros formatos. Em 2022, ganhou uma rubrica na Rádio Comercial, co-apresentou “Mano a Mano” na TVI, e já estreou vários programas de humor como “O Bar do Gilmário”, na Fox Comedy.
Leia também esta a entrevista da NiT ao humorista, onde aborda os trabalhos que tem feito nos últimos anos.