Televisão

“A Roda do Tempo”: a nova série de fantasia com Rosamund Pike e El Professor

A NiT entrevistou a atriz sobre esta produção de oito episódios. Já pode ver os primeiros três.
Tem oito episódios.

Com mais de 90 milhões de livros vendidos em todo o mundo, a saga de fantasia “A Roda do Tempo”, escrita por Robert Jordan, é uma das mais populares de sempre. Agora, 31 anos depois da edição do primeiro livro, chega a adaptação televisiva de que se fala desde o início do milénio.

Tem oito episódios e estreia esta sexta-feira, 19 de novembro, na Amazon Prime Video. Os primeiros três capítulos já se encontram disponíveis. Os restantes chegam à plataforma de streaming a um ritmo semanal, até a produção ficar concluída na véspera de Natal, 24 de dezembro, com o derradeiro episódio.

A narrativa passa-se num mundo épico de fantasia. A magia existe, mas apenas algumas mulheres têm acesso a ela. A principal protagonista é Moiraine (Rosamund Pike), que pertence a uma poderosa organização feminina chamada Aes Sedai. 

Quando chega à pequena cidade de Two Rivers, embarca numa perigosa jornada pelo mundo com cinco jovens. Um deles é conhecido como Dragão Renascido, graças uma profecia, e poderá salvar ou destruir a humanidade.

“O que me atraiu a querer participar desta série foi a oportunidade de poder explorar um universo tão grande como este, o da imaginação do Robert Jordan”, explica à NiT a atriz Rosamund Pike, mais conhecida pelos papéis que fez em “Gone Girl” ou “Tudo Pelo Vosso Bem”, entre outros.

“As pessoas estão a consumir cada vez mais séries de televisão, e à procura de zonas de escape. Penso que neste cosmos — especialmente quando o inverno começa — consegues estar completamente imerso num conjunto de personagens onde há algo para toda a gente. Isso é o mais incrível de ‘A Roda do Tempo’. Não tem apenas um protagonista. Podes identificar-te com todas estas figuras. É o que me fascina mais”, acrescentou.

Perguntámos o mesmo ao ator Daniel Henney, que faz de Lan Mondragoran. “Sempre fui fã de fantasia. Sempre quis estar envolvido num projeto como este. Ao crescer a ver coisas como ‘História Interminável’, a ideia de estar num universo onde há estes mundos e criaturas incríveis e personagens com figurinos lindos, onde me deixam lutar com uma espada e proteger uma princesa… foi muito apelativo para mim. É algo que sempre quis fazer.”

Em relação à preparação para o papel, o ator destaca o trabalho físico. “Passei muito tempo a trabalhar com a equipa de duplos para dominar o trabalho com a espada. E a coreografia com os stunts, o andar a cavalo também foi muito importante.”

Rosamund Pike identifica-se com esta descrição — confirma que o treino para montar a cavalo foi um dos principais elementos de preparação. “Estas pessoas passaram os últimos anos numa sela, foi a vida deles. E quando te preparas para tornar qualquer personagem real, tens de acreditar na jornada que já viveram antes daquilo que vês. Tens de sentir que estiveram na estrada durante anos, qual é a fasquia deles, sentir que têm esta ligação. Temos de aparecer no primeiro dia de gravações e transmitir ao público que estas duas pessoas conseguem prever as ações um do outro num milésimo de segundo. Não é só uma ligação espiritual, é física. Conseguem sentir quando o outro tem fome, sentem as emoções um do outro, sabem onde o outro está — tivemos de acelerar a intimidade que nos permite interpretar isso. Quando tens química, podes aprofundá-la. Não há aqui nada de sexual, é só este laço profundo de lealdade e de amor, honra e fé.”

Quanto ao maior desafio, Pike mencionou as filmagens nos cenários exteriores. “Às vezes és abençoada com um tempo incrível, outras vezes és desafiada com um banho de lama [risos].”

O elenco de “A Roda do Tempo” inclui ainda nomes como Álvaro Morte, Zoë Robins, Madeleine Madden, Josha Stradowski, Marcus Rutherford, Barney Harris, Kate Fleetwood, Priyanka Bose ou Hammed Animashaun. A segunda temporada já está confirmada.

Carregue na galeria para conhecer outras séries (e temporadas) novas para ver nas plataformas de streaming e televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT