Televisão

“Rogue Heroes”: a nova série do criador de “Peaky Blinders” já estreou em Portugal

É sobre uma unidade de militares rebeldes e irreverentes, mas que cumprem a missão heróica de criar o caos junto do inimigo.
Tem 6 episódios.

Chama-se “Rogue Heroes” e é a mais recente série escrita por Steven Knight, criador de “Peaky Blinders” ou “Taboo”. É uma produção original da BBC que estreou a 30 de outubro no catálogo português da HBO Max.

A narrativa baseia-se no livro homónimo do historiador Ben Macintyre. Conta a história real de como se formou a unidade militar de elite Special Air Service (SAS), fundada em plena Segunda Guerra Mundial pelos britânicos. 

Em 1941, David Sterling era um jovem oficial escocês hospitalizado no Cairo, no Egito. Excêntrico e inconformado, estava a recuperar de um acidente ocorrido durante um treino. Convencido de que as divisões convencionais das forças armadas não eram suficientes para combater os nazis, resolveu criar uma unidade especial de elite.

É assim que recruta os soldados mais duros, corajosos e também brilhantes para formar o SAS. Tornaram-se uma pequena unidade de operações especiais, especializada em missões cujo objetivo era criar o caos por trás das linhas inimigas.

Tratava-se de uma equipa rebelde, irreverente, complicada e por vezes imprudente. Não gostavam da autoridade nem respeitavam propriamente da cadeia de comando. Mas cumpriram atos heróicos, de grande dificuldade e coragem. Agiam de forma relativamente independente e foram fulcrais na destruição de centenas de aviões alemães na Segunda Guerra Mundial.

A série tem sido descrita pela imprensa internacional como sendo enérgica, divertida e algo violenta, cruzando o imaginário da época com elementos mais modernos, desde os palavrões usados recorrentemente pelas personagens até às músicas de rock e heavy metal da banda sonora (que naturalmente não existiam na altura). Uma boa sugestão para os fãs de “Peaky Blinders”, alegam alguns críticos.

“O guião de [Steven] Knight [retrata] um grupo de guerreiros corajosos que oscilam à beira da loucura, divertindo-se na guerra, e ficando profunda e irrevogavelmente danificados por ela”, descreveu o autor do livro, Ben Macintyre, em declarações ao “The Times”. Ao todo, a produção conta com seis episódios.

Em comunicado, Steven Knight explica a sua abordagem ao projeto: “Para criar um drama baseado nesta história incrível tive de esculpir um mundo em que as coisas estão um pouco enaltecidas, de como a guerra e a sua absurdez faz aumentar cada emoção”.

E acrescenta: “Dar vida a personagens que habitem este mundo, particularmente aquelas que não são o arquétipo do herói, foi muito mais fácil por nos basearmos na verdade e nos factos. Uma abordagem mais convencional seria simplesmente focarmo-nos nos sucessos, mas estes são homens reais com defeitos reais que cometeram erros nos percursos que os levaram à vitória”.

O elenco de “Rogue Heroes” inclui nomes como Connor Swindells, Alfie Allen, Jack O’Connell, Sofia Boutella, Dominic West, Theo Barklem-Biggs ou Corin Silva, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras séries novas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT