Televisão

Rowan Atkinson: “O propósito da comédia é ofender”

Em entrevista, o eterno Mr. Bean arrasou a chamada cancel culture e defendeu que, num mundo livre, tudo pode ser alvo de piadas.
Tem 67 anos.

Rowan Atkinson, conhecido por interpretar Mr. Bean, uma das personagens mais caricatas e desastradas de sempre, regressa ao ecrã esta sexta-feira, 24 de junho, com um novo projeto. Falamos de “Man Vs. Bee”, uma comédia em que veste a pele de um pai de família com tanto de amável como de trapalhão, que se envolve numa série de confusões por causa de uma única abelha.

Enquanto a produção não estreia na Netflix, o ator deu uma entrevista ao “The Irish Times”, na qual arrasa a chamada cancel culture (cultura de cancelamento, em português). “O propósito da comédia é ofender, ou ter o potencial para ofender. Não lhe podemos tirar esse potencial. Todas as piadas têm uma vítima. É essa a definição de piada. Alguém, alguma coisa ou ideia que se faz parecer ridícula”, começou por dizer.

O britânico também rejeitou a ideia de que o humor deve destinar-se apenas a troçar dos mais poderosos. “Penso que é preciso ter muito cuidado ao nomear aquilo sobre o que se pode fazer piadas”. “E se houver alguém extremamente arrogante, agressivo, que por acaso ocupe um lugar menos relevante na sociedade?”, questionou para concluir que, “numa sociedade verdadeiramente livre, devemos poder fazer piadas sobre tudo”.

“Man vs. Bee”

Nesta comédia, Rowan Atkinson é Trevor e foi contratado para tomar conta de uma mansão enquanto os donos vão de férias. A tarefa, que se apresentava muito simples, rapidamente se transformou numa bola de neve de peripécias. A causa? Uma abelha.

A primeira temporada tem 10 episódios. Em cada capítulo, Trevor tenta das mais variadas formas matar o inseto, até que as coisas correm realmente mal e acaba em tribunal a ser julgado por 14 crimes, incluindo o de condução perigosa, destruição de obras de arte inestimáveis e fogo posto.

Daniel Fearn (Lewis), Chizzy Akudolu (juíza), Aysha Kala (detetive), Jing Lusi (Nina), Tony McCarthy (prisioneiro 1968) e Brendan Murphy (Eric) completam o elenco da série, criada pelo próprio Atkinson e William Davies

Carregue na galeria para conhecer outras novidades televisivas do mês de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT