Televisão

RTP vai ter uma emissão especial de homenagem a Zeca Afonso

No dia 2 de agosto, vai ser transmitido um documentário e um concerto em tributo ao célebre artista português.
É um dos maiores nomes da música portuguesa.

Na próxima segunda-feira, 2 de agosto, Zeca Afonso faria 92 anos. Com isto em consideração, a RTP1 decidiu homenagear um dos mais célebres e relevantes nomes da música e cultura portuguesa com uma emissão especial, onde poderemos ver um documentário sobre o artista, e também um concerto de tributo.

A noite começa pelas 21 horas, com o documentário “José Afonso: Traz Outro Amigo Também”, de Nuno Galopim e Miguel Pimenta, os mesmos que nos trouxeram “Eu, Amália”. A produção traz-nos uma visão mais intimista e privada da vida e carreira de Zeca Afonso, tendo sido criado com recurso a arquivos da RTP de entrevistas, conversas, concertos, reportagens e participações em diversos programas de televisão.

“Através dos arquivos da Rádio e Televisão da RTP, entre entrevistas, atuações e reportagens, José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias. Juntando parceiros e nunca perdendo uma noção de rumo este é um percurso central na história da música portuguesa ainda hoje vivo e pungente, tanto pelas memórias das gravações do próprio José Afonso como pelas versões que outros continuam a criar a partir da sua obra”, revela a RTP em comunicado.

Nestes arquivos, Zeca Afonso fala-nos da sua vida, das suas músicas, e de como ambas jogam uma com a outra, influenciando-se mutuamente. Durante este documentário vamos também ver os colegas e amigos do cantautor, mergulhando assim nas suas relações pessoais com aqueles à sua volta.

Depois do documentário vem um momento musical, dirigido por Agir, onde participará um grande leque de artistas, todos eles influenciados pela arte e vida de Zeca Afonso. Em “O Cantinho do Zeca”, os músicos sobem ao palco, onde darão a sua voz aos temas mais icónicos do falecido autor.

“Recorde as canções e os pensamentos de quem, até hoje, é uma figura central na história da música portuguesa em dois trabalhos inéditos numa produção da Inovação RTP, para acompanhar ao longo da noite da próxima segunda-feira na RTP1”, conclui o canal público.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT