Televisão

Rui Lemos é o grande vencedor do “Masterchef Portugal”

O músico ficou conhecido como “o rei dos purés”. Nos seus pratos, misturou influências vimaranenses com a gastronomia japonesa.
O grande vencedor.

O último episódio da sétima temporada de “MasterChef Portugal” foi transmitido este sábado, 17 de fevereiro, na RTP. Rui Lemos, que ficou conhecido como o “rei dos purés”, triunfou na final do concurso culinário e leva o primeiro lugar para Guimarães.

Nos seus pratos, o concorrente explorou uma cozinha experimental que misturava as influências vimaranenses com a paixão pelo Japão. É o caso de pratos como barriga de atum com caldo de dashi e salada de algas, e carne de vaca cachena acompanhada por mil folhas de aipo e sarrabulho.

Além da cozinheiro, Rui é também músico. “Parte do seu trabalho passa pela recolha da tradição oral, que inclui cantares, rezas e receitas antigas”, pode ler-se no site do programa. “Cozinha desde pequeno, tanto adora cozinha de forno de lenha como adora gastronomia japonesa.”

Após a vitória, Rui Lemos ganhou uma bolsa de estudo e segue para San Sebastián, no País Basco, onde vai ter direito a uma formação.

Bruna Simões, que se destacou pelos pratos veganos, e Isabel Moura fecharam o pódio. Já Bárbara Pereira, a outra finalista, ficou na quarta posição.

O concurso conta com os chefs Miguel Rocha Vieira, Noélia Jerónimo e Diogo Rocha como jurados.  Os finalistas foram eleitos entre os 50 cozinheiros amadores selecionados de norte a sul de Portugal.

O programa estreou em Portugal em 2011, precisamente na RTP, e foi apresentado por Sílvia Alberto. Depois, o formato passou para a TVI, onde esteve durante vários anos e foi conduzido por Manuel Luís Goucha. A última temporada no canal de Queluz de Baixo foi transmitida em 2019.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por MasterChef Portugal (@masterchefportugal)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT