Televisão

O miúdo apaixonado por dança e culinária que quer ser o próximo “MasterChef Junior”

Alexandre Alcobia também gostava de ser ator na Broadway, mas, por enquanto, dedica grande parte do seu tempo à culinária.
É um dos participantes do novo "MasterChef Junior".

Quando era mais novo, e ao contrário de muitos outros miúdos da sua geração, Alexandre Alcobia não passava horas à frente da televisão, mas sim ao lado dos pais e da tia enquanto os via a cozinhar. Foi assim que cresceu nele uma das maiores paixões da sua vida. A culinária leva-o agora ao “MasterChef Junior”, cuja nova temporada estreia este sábado, 1 de junho, na RTP1.

Tinha cerca de cinco anos quando acompanhava os pais na cozinha. Durante cerca de dois anos ficou nos bastidores enquanto via como tudo se fazia. “Ajudava só a temperar ou a fazer outras coisas simples, como cortar vegetais”, conta à NiT. Por volta dos sete anos, começou a ser ele o chef lá de casa — e agora são os familiares os seus auxiliares.

Um dos primeiros pratos que preparou era, naquela altura, uma receita muito viral nas redes sociais. Pegou numa fatia de pão de forma, cortou um círculo no meio e pôs lá um ovo. “Foi a primeira coisa que preparei com o meu pai. Continuo a gostar muito de cozinhar com ovo e sei que nunca me vou enjoar”, realça.

O miúdo de Vila do Conde, que está atualmente no 7º ano — a sua disciplina favorita é História, embora seja bom aluno em muitas outras —, tem várias atividades extracurriculares: desde os dois anos que faz natação e desde os seis que pratica dança contemporânea. “Gostava muito de participar num musical da Broadway”, destaca o jovem de 11 anos.

Mesmo assim, consegue arranjar tempo para cozinhar todas as semanas. Normalmente, mete a mão na massa aos sábados e domingos, dias em que prepara a refeição para a família. Este papel deixa-o “muito feliz e orgulhoso”.

“Gosto muito de inventar”, brinca. É comum ver uma receita e adicionar o seu próprio twist. “No outro dia vi uns cookies com pepitas de chocolate. Como gosto de juntar sabores, acrescentei morangos. Sou muito criativo.”

Este não é, porém, o seu prato favorito. Esse título vai para a pizza caseira que costuma fazer. Na verdade, foi com esta proposta que se candidatou ao programa da RTP. “Gravou um vídeo de todo o processo [foi ele que fez a massa], juntei os ingredientes e enviei”, recorda.

Após umas semanas de espera, finalmente recebeu um e-mail para ir à próxima fase do casting. Como seria de se esperar, ficou muito contente quando foi chamado. “Lembro-me que estava no café e sempre a ver a caixa de entrada. Quando recebi a resposta comecei a gritar e ficaram a olhar para mim.”

A segunda fase já foi em Lisboa. Desta vez, teve de levar um prato já preparado e decorá-lo à frente dos examinadores. Alexandre optou por um brownie com compota de frutos vermelhos. “Acho que a decoração ficou muito bonita. Estava com alguns nervos, mas controlei-me bem.”

Passado algum tempo, voltou à capital para o último teste. “Dessa vez tive de cozinhar o prato e fazer toda a apresentação. Lembro-me de que era obrigatório ter verduras.” Decidiu apresentar uma omelete souflé com queijo ricota e espargos. Foi este mesmo prato que confecionou para os jurados do programa na estreia do “MasterChef Junior”.

“Eles elogiaram-me. Acharam que os espargos estavam tenros e bem cozinhados e gostaram do facto da omelete ser souflé. No geral, tive uma boa avaliação.” Mesmo assim, deram alguns conselhos, como, por exemplo, acrescentar um molho vinagrete.

Sem revelar muito para não estragar as surpresas, Alexandre diz que a sua prestação no formato da RTP foi “boa”. “Fiquei muito feliz e foi uma ótima experiência, mas claro que ainda há espaço para melhorar.” A sua parte favorita ao longo de todo o processo foi a amizade que conseguiu formar com os restantes participantes. “Eram todos muito queridos e era impossível não nos tornarmos amigos”, confessa.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam nas plataformas de streaming e canais de televisão em maio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT