Televisão

Os mais sinistros e viciantes documentários que há para ver desde o início do ano

Netflix e HBO têm filmes e séries que contam histórias verdadeiras — mas que mais parecem ficção de tão surreais que são.
"Leaving Neverland" tem tido bastante impacto.

Durante 30 anos houve conflitos entre várias fações da Irlanda do Norte — num período referido como The Troubles — e os assassinatos da Miami Showband ficaram conhecidos como dos maiores incidentes. Era uma banda bastante popular nos anos 60 e 70 — tanto que os membros eram descritos como os Beatles irlandeses.

Em 1975 houve um acontecimento trágico. Quando o grupo voltava de um concerto em Banbridge, na Irlanda do Norte, com destino a casa, a cidade de Dublin (capital da Irlanda), a banda foi mandada parar naquilo que parecia um checkpoint militar.

Os soldados ordenaram aos músicos saíssem do pequeno autocarro de digressão para inspecionarem a viatura — na verdade pertenciam a uma milícia envolvida nos conflitos que queria cometer um atentado. O objetivo seria colocarem uma bomba no autocarro para que explodisse quando o grupo atravessasse a fronteira — e desta forma dificultaria o acesso entre as duas partes da Irlanda.

Nada correu como esperado. Quando estavam a tentar montar a bomba dentro do veículo, ela explodiu e matou dois daqueles soldados. Os colegas optaram rapidamente por disparar contra a banda, que estava à beira da estrada — três dos músicos foram mortos e os outros dois ficaram feridos.

A história parece simples, mas o que está nos bastidores revelou-se bem mais complicado. Ao longo dos anos e das investigações, foram implicados vários grupos paramilitares, polícias corruptos e agentes secretos britânicos.

Este atentado e as consequências que ele desencadeou são explicados no novo documentário da Netflix, um filme chamado “ReMastered: The Miami Showband Massacre”, que chegou à plataforma de streaming a 22 de março.

Este não é, porém, o único filme ou série documental com histórias verdadeiras de crime — frequentemente sinistras e misteriosas — que estreou desde o início do ano. A Netflix e também a HBO têm lançado vários projetos dentro deste género — e vale a pena conhecê-los a todos.

Carregue na galeria para descobrir os documentários mais viciantes e sinistros de crime que há para devorar desde o início de 2019.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT