Televisão

Sangue e caras bonitas: vem aí a nova era dos filmes de terror adolescente dos 90?

“Sei o que Fizeste no Verão Passado” está de regresso em formato de série. “Gritos” volta em 2022.
O filme lançou o elenco para o estrelato

Numa era sem telemóveis e redes sociais, uma coisa unia os adolescentes dos anos 90: o amor pelos filmes de terror que reanimaram os slashers de décadas anteriores. A fórmula era quase sempre a mesma, um grupo de jovens atores bem-parecidos, um misterioso assassino com uma lâmina bem afiada e sangue. Muito sangue.

O fenómeno não passou despercebido a Hollywood, que viu nestes teen slashers autênticos êxitos de bilheteira, mesmo que arrasados pela crítica especializada. O importante era colocar gente nos assentos das salas de cinema e, pelo caminho, criar toda uma geração de novos atores.

Um desses elencos reunia nomes como Sarah Michelle Gellar, Jennifer Love Hewitt, Ryan Phillipe ou Freddie Prinze Jr.. Todas as estrelas de “Sei o que Fizeste no Verão Passado” se transformaram rapidamente em ídolos. Gellar havia de se transformar na eterna Buffy, Hewitt uma estrela de comédias românticas, tal como Prinze.

Lançado no final de 1997, praticamente recuperou todo o investimento feito logo no primeiro fim de semana, onde arrecadou perto de 15 milhões de euros. Saltou diretamente para top dos filmes mais vistos, onde permaneceu durante duas semanas. Dois meses depois, a produção tinha feito mais de 120 milhões de euros em todo o mundo.

O fenómeno eclipsou-se tão rapidamente quanto surgiu. Mas mais de duas décadas depois, a indústria parece achar que está na altura de fazer reviver os filmes de terror adolescente. Apesar de ter tido direito a duas sequelas — uma bem-sucedida, logo em 1998, com Hewitt e Prinze de regresso ao elenco; e um fracasso em 2006 que nem sequer passou pelas salas —, há vários anos que se pensava um renascimento em formato de série.

Eis que, em 2021, “Sei o que Fizeste no Verão Passado” chega às plataformas de streaming. A mesma história, um novo elenco e uma adaptação dividida em oito episódios. Os primeiros quatro chegam à Amazon Prime esta sexta-feira, 15 de outubro, com os restantes a serem disponibilizados a 22 de outubro.

Na base da história continua o romance de Lois Duncan, escrito em 1973, apesar de o autor ter odiado a adaptação de 1996. No lugar das quatro estrelas dos 90 surgem agora duas gémeas, Lennon e Allison (um duplo papel para jovem atriz Madison Iseman) e os seus amigos Dylan (Ezekial Goodman), Margot (Brianne Tju), Johnny (Sebastian Amoruso) e Riley (Ashley Moore).

São jovens diferentes: os smartphones e as redes sociais desempenham um papel essencial nas novas dinâmicas. Tudo o resto é fiel à fórmula. Uma festa recheada de excessos termina com um acidente de automóvel que vitima um inocente. O grupo, assustado com as potenciais consequências, decide livrar-se do corpo e fazer um pacto: o que aconteceu nessa noite permaneceria para sempre em segredo.

Claro que, um ano depois, o grupo reúne-se no Havai e os acontecimentos dessa noite voltam a ressurgir, entre ameaças, discussões e um assassino misterioso.

“O filme tinha no seu núcleo um dilema: ‘E se isto acontecesse comigo?’ Isto despertou interesse numa audiência mais jovem prestes a embarcar na vida adulta, a ir para a universidade. Se cometessem um erro, o que é que fariam? Enterrariam o segredo? O público percebeu isso e foi exatamente isso que os prendeu”, revelou o realizador Jim Gillespie em entrevista sobre os 20 anos do filme.

Por detrás do sucesso de “Sei o que Fizeste no Verão Passado” estava outro nome, Kevin Williamson, o argumentista que aperfeiçoou a fórmula dos teen slashers dos anos 90 — e que também criou o mega sucesso “Dawson’s Creek”. Um ano antes, em 1996, assinava a chegada aos cinemas de “Gritos”, realizado por Wes Craven. Com Neve Campbell como protagonista — rodeada de nomes como David Arquette, Courteney Cox e Drew Barrymore —, o filme é hoje visto como o clique que permitiu o regresso dos slashers de sucesso.

De tal forma que depois da primeira chegada ao cinema em dezembro, voltou às salas quatro meses depois. Fez mais de 160 milhões de euros em todo o mundo e mantém-se ainda hoje como o mais bem-sucedido filme de toda a saga.

Nas duas décadas que se seguiram, foram lançadas três sequelas. E neste regresso dos teen horrors, não podia faltar um novo “Gritos”, o quinto capítulo que tem estreia marcada para janeiro de 2022 e que conta com o regresso de Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette. De volta está também a mente por detrás da saga, Kevin Williamson, que apesar de não assinar o guião, participou na criação das personagens.

A fórmula que ajudava a multiplicar os lucros dos estúdios foi repetida até à náusea. Repetiu-se em “Lenda Urbana”, “Halloween H20”, “The Faculty”, “The Craft”, entre muitos outros. Ao fim de um par de anos, o género tinha-se tornado numa caricatura, mas também essas paródias se tornaram em verdadeiros sucessos, com “Scary Movie” na frente do pelotão.

Porém, ao que indicam as críticas mais recentes, existem poucos indicadores de que a nova versão de “Sei o que Fizeste no Verão Passado” poderá repetir o sucesso dos anos 90. Mas também é verdade que, também no final do século, aquilo que os críticos arrasaram foi precisamente o que apaixonou as audiências

A máscara mais assustadora dos 90 regressa em 2022

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT