Televisão

Tem saudades de Little Finger? Conheça a nova série do ator Aidan Gillen

É o protagonista de “Project Blue Book”, que estreia esta quarta-feira, 17 de junho, na televisão portuguesa.
Aidan Gillen interpreta um astrónomo da vida real.

Em “A Guerra dos Tronos”, Aidan Gillen interpretava Little Finger (ou Petyr Baelish), uma das personagens mais adoradas (e também odiadas) pelos fãs mais devotos da série. Apesar de ter um papel relevante numa das produções televisivas mais famosas e conceituadas de sempre, o ator irlandês já tinha estado em destaque em “The Wire” e foi também importante nos últimos anos de “Peaky Blinders” (entre vários outros projetos).

Esta quarta-feira, 17 de junho, estreia na televisão portuguesa o seu mais recente trabalho, a série “Project Blue Book”. Vai poder vê-la no TVCine Action a partir das 22h10. A primeira temporada tem dez episódios, cada um com cerca de 45 minutos.

Este é um projeto do Canal História que, no total, tem apenas mais uma temporada (também com dez capítulos). Baseia-se em factos verídicos, apesar de todas as subnarrativas específicas serem fictícias.

A verdade é que o Project Blue Book foi um nome de código para um programa especial que a força aérea americana lançou nos anos 50, depois de muitos avistamentos de objetos voadores não identificados (também conhecidos como OVNI) na era da Guerra Fria.

A ideia era simplesmente tentar perceber estes fenómenos, conduzir investigações sobre o assunto, para poder evitar potencial pânico ou até uma situação de ameaça à segurança nacional — caso houvesse realmente extraterrestres a sobrevoar a Terra (que seriam bem mais imprevisíveis do que os soviéticos).

Aidan Gillen interpreta o protagonista, o astrónomo J. Allen Hynek (uma figura da vida real), que foi recrutado para o projeto como consultor científico. Tinha como objetivo esclarecer o que eram, afinal, os tais objetos ou luzes no céu, fossem fenómenos naturais ou simples mal-entendidos.

Muitos dos tais avistamentos nunca tiveram qualquer tipo de explicação — e Hynek, um cético por natureza, acreditava realmente que vários deles eram objetos bizarros no ar, sem conseguir explicar o que eram ou qual era a sua origem.

Enquanto o astrónomo esteve no programa, foram feitos mais de 12 mil relatórios — 701 ficaram sem qualquer explicação, sem respostas, até ao dia de hoje. O Project Blue Book acabou por ser encerrado.

Na série, há realmente aliens e várias explicações que foram totalmente criadas pelos guionistas para efeitos dramáticos. O enredo acompanha Hynek nas suas investigações secretas por todo o território dos EUA, em conjunto com o veterano capitão da força aérea Michael Quinn (Michael Malarkey). Hynek acaba por perceber que a ciência não consegue explicar tudo.

O elenco inclui ainda Laura Mennell, Ksenia Solo, Neal McDonough, Michael Harney, Jill Morrison, Nicholas Holmes, Ian Tracey, Robert John Burke, Matt O’Leary, Jerod Haynes e Michael Imperioli, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras das principais novidades da televisão (e do streaming) para o mês de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT