Televisão

“Shantaram”: nesta nova série, Charlie Hunnam perde-se (e encontra-se) na Índia

Tem 12 episódios é um drama recheado de tensão que se desenrola num mundo que o protagonista desconhece.
Tem 12 episódios.

É mais um bestseller que é adaptado à televisão. “Shantaram” — o livro de Gregory David Roberts publicado em 2003 — chega esta sexta-feira, 14 de outubro, à plataforma de streaming Apple TV+. Charlie Hunnam é o ator protagonista nesta história passada na Bombaim dos anos 80.

A metrópole indiana, onde atualmente vivem mais de 12 milhões de pessoas, serve de cenário a toda esta história. Hunnam interpreta Dale Conti, que no primeiro episódio escapa de uma prisão australiana. Consegue um novo passaporte, adota o nome Lin Ford e parte para Bombaim.

Por um lado, deseja fugir, escapar da justiça e do passado. Por outro, tem o sincero desejo de começar uma vida nova. Bombaim parece a cidade ideal para ambos os casos. “Bombaim era euforicamente livre, um sítio onde toda a gente começava do zero”, descreve Lin Ford na narração.

Podemos dizer que é a capital do sonho indiano — no sentido em que é a cidade das luzes, dos grandes edifícios e negócios do país. Onde toda a gente vai para tentar subir na vida e ser alguém, mas também onde muitos se perdem, nos bairros de lata, e por lá permanecem. Onde todos vão fugir de algo ou em busca de algo.

Bombaim acaba por ser uma das personagens principais de “Shantaram” — o livro foi inspirado nas vivências de Gregory David Roberts na cidade, ainda que a narrativa seja fictícia. É neste mundo diverso, de corrupção e pobreza, ambição e luta diária, negócios duvidosos e tentações, em que Lin vai mergulhar completamente. Lá irá conhecer vários locais, mas também deparar-se com outros estrangeiros com quem irá formar ligações. No seu encalço está um agente determinado a prendê-lo.

Ao longo de 12 episódios de uma hora, o que faz com que seja uma temporada particularmente longa para os padrões de hoje, Lin Ford terá muitas oportunidades para se perder e encontrar, para se redimir e ter recaídas (ele é também um toxicodependente em recuperação), para se sentir realizado ou sufocado.

“Shantaram” é uma série de drama, também recheada de suspense e tensão. Imerso num mundo que não conhece por completo, Lin será abordado por pessoas que lhe querem bem e outras à procura de o usarem para o seu próprio bem. Acima de tudo será uma jornada de auto-descoberta com vários momentos marcantes pelo caminho.

Entre as outras personagens principais incluem-se Prabhu, o primeiro amigo de Lin em Bombaim e que serve quase de guia pela cidade; Khader Khan, um senhor do crime; ou Karla Saaranen, uma mulher de valores morais dúbios que irá atrair o protagonista.

O elenco inclui ainda nomes como Antonia Desplat, Alexander Siddig, Shubham Saraf, Elham Ehsas, Sujaya Dasgupta, Fayssal Bazzi, David Field, Rachel Kamath, Elektra Kilbey ou Mel Odedra, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras séries novas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT