Televisão

“Spiral”: uma das melhores séries francesas chega agora a Portugal

É um policial com várias temporadas que ganhou diversos prémios. E já é uma referência no mundo da televisão.
A série estreou em 2005.

Chama-se “Spiral”, embora o título original, em França, seja “Engrenages”. Curiosamente, esta conceituada e premiada série de televisão já foi transmitida na RTP2, na altura com o título “Um Crime, um Castigo”. Esta terça-feira, 13 de setembro, “Spiral” chega ao canal AMC, a partir das 22h10, com direito a episódio duplo.

É uma produção incontornável da televisão francesa, tendo sido nomeada aos prestigiados prémios BAFTA e outros galardões de renome. O jornal “The New York Times” chamou-lhe mesmo “a resposta francesa a ‘Lei e Ordem’ e ‘The Wire’”, o que diz muito sobre a qualidade do projeto.

A produção estreou originalmente em 2005 e prolongou-se por oito temporadas, com mais de 80 episódios no total. Terminou em França em 2020. A primeira temporada, que volta agora a ser transmitida na televisão portuguesa, conta com oito capítulos. Ao todo, “Spiral” já foi transmitida em mais de 70 países.

A história acompanha uma série de personagens caracterizadas como complexas e bem construídas. Não são binárias — ou seja, nem são bons nem maus. Retratados como pessoas reais, todos têm um lado mais obscuro e outro mais positivo.

A narrativa desenrola-se sobretudo em torno das histórias de um jovem procurador, uma capitã da polícia, um juiz de instrução e uma advogada. Acompanhamos o quotidiano de um tribunal parisiense, na capital francesa, das vidas dos funcionários às intrigas que marcam a ordem do dia.

Como se tratam de personagens tão distintas, e que partem de lados diferentes quando olham para o mesmo caso, “Spiral” apresenta uma série de perspetivas variadas. Na primeira temporada, o enredo parte da descoberta do cadáver de uma jovem mulher de origem romena.

O seu corpo é encontrado numa lixeira de Paris e a sua cara está irreconhecível. Tanto que a sua identidade só é revelada mais tarde. Aos poucos, graças ao trabalho do sistema de justiça francês — onde se movem os protagonistas —, torna-se evidente que a sua morte está relacionada com uma rede de corrupção tão vasta que poderá mesmo atormentar aqueles que estão a investigar o caso.

Ao longo dos anos, o elenco da série contou com nomes como Caroline Proust, Audrey Fleurot, Thierry Godard, Philippe Duclos, Fred Bianconi, Grégory Fitoussi, Bruno Debrandt, Lionel Erdogan ou Jean-Pierre Colombi. Não está ainda confirmado se o AMC irá transmitir as restantes sete temporadas de “Spiral”.

Carregue na galeria para conhecer outras séries novas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT