Aquela que é considerada uma das melhores séries dos últimos anos está prestes a chegar ao fim. A quarta temporada de “Succession” estreia esta segunda-feira, 27 de março, e os 10 derradeiros episódios vão certamente conter inúmeras reviravoltas, momentos de drama profundo mas também de comédia pura.
A pergunta que continua em cima da mesa — de uma longa e luxuosa mesa — é quem vai ficar com o império dos Roy no final da história. A NiT até lançou uma votação para questionarmos os nossos leitores sobre quem é que consideram que vai ficar no poder quando a série chegar ao fim. Mas o que importa, como diz o cliché, é a viagem — e não a meta. Antes de começar a ver os novos capítulos, o melhor é relembrar o que aconteceu na terceira temporada — uma vez que já estreou há um ano e meio.
No final da terceira temporada, houve uma tentativa de golpe. Finalmente, os três irmãos Kendall, Shiv e Roman uniram-se para tentar derrotar o pai. O motivo? Em vez de passar a empresa a um deles, Logan estava a avançar com a venda da Waystar Royco a um milionário norueguês, Lukas Matsson.
Assim, os irmãos uniram-se para afastarem o pai do conglomerado de empresas. Para isso usaram uma cláusula que estava incluída no acordo de divórcio dos pais, que deixava explícito que os filhos poderiam intervir caso o pai tentasse vender a empresa a uma terceira parte — que era o que estava a acontecer.
Contudo, o plano caiu por terra graças a Tom Wambsgans, o marido de Shiv, que alertou Logan. No final da terceira temporada, Shiv faz um olhar fulminante quando percebe que foi Tom quem os sabotou para reforçar a sua posição junto de Logan. A dinâmica de poder dentro do casamento promete alterar-se. A relação já não estava propriamente bem desde que Shiv admitiu a Tom que não o amava — embora tenha dito que se tratava de preliminares sexuais, algo que a deixava estimulada. Tom não ficou convencido.
No trailer da quarta temporada, podemos ver Tom e Shiv numa discussão acesa. Tom mostra o quão magoado ficou com Shiv, deixando a entender que foi isso que o levou a tomar aquela posição. Foi uma espécie de vingança depois de uma temporada em que esteve perto de ir preso em nome da empresa — e em que foi cada vez mais maltratado por Shiv.
Apesar de Roman se ter rebelado contra o pai, o trailer da quarta temporada mostra que o filho mais novo — muitas vezes visto como uma ovelha negra da família — deverá reaproximar-se do pai. Ele tinha uma relação próxima com Matsson, que vai continuar a ser uma figura central do enredo — aliás, a Noruega será um dos principais cenários da última temporada de “Succession”.
Pelo meio, existe ainda o hilariante primo Greg. O mais inexperiente (e por vezes ingénuo) dos Roy tem mostrado que não tem quaisquer escrúpulos nem sentido de lealdade. Aceita a aliança que lhe dá mais jeito em cada momento. Porém, no final da terceira temporada vimo-lo alinhado com Tom do lado de Logan. A julgar pelo trailer, vai permanecer nesse lado da barricada durante mais algum tempo. Já Kendall, o maior antagonista de Logan, vai continuar a combater mais abertamente o pai.
Connor Roy teve um raro momento de catarse na terceira temporada, quando se fez ouvir perante os irmãos mais novos — que sempre o desvalorizaram. Parece que Connor Roy vai mesmo continuar na sua corrida às eleições presidenciais norte-americanas mas só vai conseguir um resultado de um por cento, de acordo com as imagens divulgadas. Willa também já tinha aceitado casar-se com ele, embora de forma relutante, depois de admitir que não o amava. E é nestes termos, com muitas nuances e camadas emocionais pelo meio, que se vai desenrolar a quarta e última temporada de “Succession”.