Espanhol, coreano, inglês ou alemão são apenas algumas das línguas que passámos a ouvir com mais frequência graças ao mundo do streaming. As plataformas têm cada vez mais séries e filmes oriundos de países que não os habituais Reino Unido, Estados Unidos da América ou Brasil — e muitas atingem mesmo o topo das preferências de milhões de espectadores.
A barreira linguística está cada vez mais esbatida e, também por isso, a Media Capital começou a apostar em trazer séries turcas para Portugal. “Mães e Mamãs”, “Kurt Seyit e Shura” passaram a figurar do catálogo da plataforma TVI Player, de acesso gratuito.
A novela “Mães e Mamãs”, foi lançada em 2015 e a ação decorrer nos anos 70 na Turquia. A trama acompanha a relação entre duas mulheres, ambas mães, de estratos sociais distintos. Por um lado temos Kader, oriunda de uma pequena aldeia rural, que vai parar a Istambul sozinha após um acidente. Do outro, Zeliha, uma mulher escolarizada cuja relação com um ativista termina quando este morre. Quando ambas se conhecem-se na capital turca, estão grávidas e sozinhas.
O enredo promete muitos momentos melodramáticos, algo a que realizador da novela — igualmente responsável por “Milagre na Cela 7”, já nos habituou. Sim, o filme que foi um dos fenómenos da Netflix durante a pandemia.
A outra série trata-se de “Kurt Seyit e Shura”, nome dos dois protagonistas deste drama histórico. Adaptada de um romance, a narrativa acompanha Kurt Seyit, um jovem tenente turco destacado na Crimeia, e Shura, a herdeira de uma família da nobreza russa. Passando-se durante a I Guerra Mundial, o foco da história está no amor dos protagonistas, proibido neste período.
Afinal, o que justifica a aposta nas produções turcas? “É uma tendência que identificamos no mercado. Há uma maior procura dos utilizadores por este tipo de conteúdos, que estão a concorrer com outros semelhantes, da rede Globo”, conta Inês Rodrigues, gestora de produto da Media Capital, à NiT.
“Apostamos cada vez mais em conteúdos diversificados e exclusivos, procurando parcerias para complementar a nossa oferta”, continua. E ainda que as novelas e séries turcas não sejam propriamente comuns nos canais nacionais, a responsável aponta para uma certa educação do gosto propiciada pelos catálogos de plataformas, como a Netflix, a HBO ou a Amazon Prime. “As pessoas estão cada vez mais disponíveis para consumirem estes conteúdos, desde que tenham qualidade. Mesmo que não dominem o idioma”, sublinha.
Neste momento, é difícil prever qual o grau de adesão do público português a estas séries. Inês Rodrigues, porém, diz que “os resultados têm sido interessantes”. “ É um produto que as pessoas têm de conhecer, porque quando chegam ao Player estão habituadas a ter determinados conteúdos TVI”, explica. No entanto, afirma que são produções “onde as pessoas acabam por ‘cair’ e ficar”.
A Media Capital, de resto, não é a única empresa a fazer esta aposta. Em 2021, a MEO lançou o Dizi Channel, canal de séries e novelas turcas. E a SIC Mulher também já fez um forte investimento neste mercado. Além de emitir as séries “Gülperi” e “Mother”, já transmitiu produções como “Meu Pai, Meu Herói” e “The Boy”.
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