Televisão

“A Terra no Limite”: o novo documentário devastador de David Attenborough chegou à Netflix

Tem 75 minutos e foca-se nos limites ultrapassados pela Humanidade em relação ao seu planeta.
A produção já está disponível na Netflix.

Depois da minissérie documental “O Nosso Planeta” e do documentário “David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta”, o naturalista britânico de 95 anos está de volta à Netflix com “A Terra no Limite: A Ciência do Nosso Planeta”.

É um novo documentário, com a duração de 75 minutos, que estreia na plataforma de streaming esta sexta-feira, 4 de junho. Narrado por David Attenborough e com a produção da Silverback Films — a equipa por trás dos projetos anteriores —, foca-se nos limites ultrapassados pela humanidade em relação ao seu planeta.

Contudo, também há uma ligação direta em relação aos dois outros títulos, já que este documentário explica os métodos científicos usados para suster a narrativa das outras produções. Neste filme, os espectadores podem acompanhar o trabalho do conceituado cientista sueco Johan Rockström, que tem estudado quais são os limites que a Terra tem face ao comportamento humano.

A sinopse do projeto explica que é abordada a “mais importante descoberta científica dos nossos tempos”: “que a humanidade levou a Terra para lá dos limites que a mantiveram estável durante 10 mil anos, desde o nascimento da civilização”. 

Em “A Terra no Limite: A Ciência do Nosso Planeta”, fala-se ainda dos “limites planetários que não devemos ultrapassar, não apenas pela estabilidade do nosso planeta, mas também pelo futuro da Humanidade”. 

David Attenborough fala ainda sobre as “soluções que devemos aplicar já para conseguirmos proteger os sistemas de suporte de vida da Terra”.

Durante o documentário há testemunhos comoventes de especialistas. Por exemplo, um grupo de cientistas australianos que estudam os corais explicam de forma emotiva como a poluição e o impacto humano estão a afetar gravemente a Grande Barreira de Coral.

Uma das especialistas é a luso-descendente Daniella Teixeira, filha de pai português e de mãe alemã, que nasceu na África do Sul mas trabalha na Austrália. Estudou várias espécies em perigo, nomeadamente catatuas, e fala sobre as suas conclusões neste documentário. Também serão abordadas questões como a desflorestação da Amazónia, o degelo, a perda geral de biodiversidade e os terríveis incêndios que destruíram grande parte da flora australiana.

Leia ainda o artigo da NiT que resume os melhores momentos da incrível carreira de David Attenborough.

Se quiser descobrir outras das principais novidades na televisão e nas plataformas de streaming para este mês de junho, carregue na galeria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT