Televisão

Thriller cómico que reúne protagonistas de “Elite” é um dos mais vistos da Netflix

O filme estrou-se nos cinemas em janeiro deste ano e chegou agora ao streaming. Conta com a participação de uma dupla de "Elite".
A dupla fez parte do elenco de "Elite".

“El Correo” conta com um ator espanhol bem conhecido dos portugueses. Áron Piper tornou-se conhecido pelo papel como Ander Muñoz em “Elite”, série juvenil de sucesso que estreou em 2018. Despediu-se do adolescente de um colégio problemático para encarnar um jovem adulto “perigoso”, o seu primeiro trabalho enquanto protagonista absoluto.

A produção que mistura thriller e comédia chegou às salas de cinema espanholas a 19 de janeiro de 2024, mas só esta semana ficou disponível na Netflix. Atualmente ocupa o segundo lugar no top global dos filmes mais vistos da plataforma. Conta com um elenco repleto de caras conhecidas e baseia-se numa história verídica sobre corrupção no período de pós-adesão ao euro, contada de forma cómica e leve — alguns dos motivos que justificam o sucesso no streaming.

Só a presença do jovem espanhol com o papel central do filme, ao lado de María Pedraza — outra das caras mais populares de “Elite” — despertam a curiosidade do espectador. Seis anos após o primeiro encontro no drama colegial, os atores recriam agora uma história de amor numa atmosfera cheia de química (e com muita tensão sexual) que serve de cenário ao enredo.

A narrativa arranca em 2002, ano da adesão de Espanha ao euro. “É o momento das oportunidades, dos espertos”, lê-se na sinopse. Iván (Áron Piper), um jovem de Vallecas que considera o bairro onde vive demasiado pequeno para a sua ambição, é um deles. Irá partir da sua posição como valet num luxuoso clube de golfe de Madrid para se aproximar de um dos membros. Trata-se de um belga, um importante mensageiro de uma organização internacional dedicada ao branqueamento de capitais, através da compra de diamantes que nunca existiram. 

O trabalho consiste em transportar pastas para Bruxelas e Genebra, mas o protagonista quer mais. O verdadeiro dinheiro negro flui na Costa del Sol. Empresários da construção civil, políticos corruptos, banqueiros, atletas, a máfia chinesa — e Iván quer a sua parte. Ou corre tudo muito bem, ou muito mal. Esta trata-se de uma história coberta de “excessos e delírios de grandeza, o reflexo de uma era que nunca mais voltará” — alegadamente. 

É uma espécie de tentativa de explicar às gerações futuras (e a nós próprios) a corrupção quase endémica dos atentados imobiliários, que assolaram Espanha durante “a crise do tijolo”. “Sabia da corrupção, obviamente, mas o desconhecia este método específico, o dos diamantes”, conta Piper ao jornal espanhol “La Razón”. “Era quase um bebé naquela época [em 2002]. Mas como todos esses acordos nos explodiram mais tarde, durante a crise de 2008, tenho o esquema mais ou menos presente na memória”, explica à revista “Esquire”.

Além das duas estrelas de “Elite”, o elenco conta ainda com os acalmados e experientes atores Luis Tosar, Luis Zahera e José Manuel Poga. “El Correo” foi realizado por Daniel Calparsoro, já distinguido em vários festivais de cinema, como o de Bogotá, de Turim e o de Veneza, pelas longas-metragens “Salto al Vacío”, “A Ciegas”, “El Aviso”, entre outras.

Questionado sobre o trabalho de Calparsoro, Piper admite que o facto de o cineasta “ter tratado uma crise política e económica tão complicada num tom tão ligeiro foi uma surpresa muito agradável. É um thriller muito poderoso que, em última análise, é um drama, mas contado com astúcia e humor”, afirma.

Os críticos, por seu lado, afirmam que os protagonistas de “Elite” servem apenas como cartão de visita de “mais um produto de aparência imaculada e muita energia de Daniel Calparsoro, embora sem complexidade ou reflexão”, sublinha o “El País”.

O universo de subscritores da Netflix resolveu tirar as suas próprias ilações sobre a produção. E a opinião geral parece ser bastante mais positiva: é, atualmente, o segundo filme mais visto da Netflix.

Carregue na galeria para conheça outras das novas temporadas e séries que chegam às plataformas de streaming e canais de televisão em maio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT