Televisão

Tudo o que precisa de recordar antes de ver os últimos episódios de “Ozark”

Estreiam na Netflix esta sexta-feira. Prepare-se para se despedir da família Byrde, de Ruth Langmore e do cartel mexicano.
Final de "Ozark" tem 7 episódios.

“Ozark” chegou ao fim. Nesta sexta-feira, 29 de abril, estreiam na Netflix os últimos sete episódios da série — que correspondem à segunda parte da quarta temporada. Esta tem sido uma aposta da plataforma de streaming para algumas das suas produções mais populares: de “Lupin” a “La Casa de Papel”, passando por “Stranger Things”, todas estas séries tiveram temporadas repartidas em duas partes.

Antes de começar a ver os derradeiros capítulos da narrativa, recorde os principais acontecimentos do início da quarta temporada. O grande foco esteve nas tentativas de Marty e Wendy Byrde para se manterem vivos enquanto lidavam cada vez mais com o cartel mexicano.

A história desta temporada foi profundamente influenciada por Javier, personagem que foi introduzida logo no início. Ele é o sobrinho de Omar Navarro, o líder do cartel, que explica a Marty e Wendy que está disposto a tudo para chegar à liderança da organização criminosa.

Omar Navarro sente essa pressão, e é uma das razões que o levam a querer deixar a vida do crime. Para isso, exige aos Byrde que contactem o FBI — e nomeadamente a agente Maya Miller — para que estabeleçam um acordo que resulte na sua vinda para os Estados Unidos como um cidadão livre.

Marty Byrde e Maya Miller construíram uma certa relação ao longo da terceira temporada. A agente queria tornar Marty num informador, garantindo-lhe uma saída daquele mundo volátil e perigoso. Byrde acabou por passar informações sobre um cartel rival dos Navarro, o que levou a uma apreensão vitoriosa por parte do FBI.

Já na quarta temporada, para conseguir aquilo que deseja, Omar Navarro aceita divulgar informações sobre armas e dinheiro sujo da sua própria operação. Só os Byrde é que estão a par desta decisão do líder do cartel, que começa a cair nas graças dos superiores do FBI, que a cada apreensão de produtos ilegais conseguem maior financiamento para o seu trabalho.

Por isso aceitam fazer um acordo: Navarro tem de permanecer no lugar durante cinco anos, período em que vai continuar a divulgar informações internas. O FBI pode usar esses dados para deter criminosos e fazer mais apreensões. Navarro aceita e, finalmente, os Byrde podem regressar a Chicago. 

Só que, depois, Maya Miller orquestra um golpe. O seu objetivo, enquanto grande idealista, era derrubar todo o cartel — e não deixar o líder passar impune. A agente está angustiada com o aproveitamento imoral do FBI para conseguir mais financiamento. Como o acordo estabelecido com Navarro não foi oficial, acaba por conseguir prender, com o apoio da polícia local, o barão do crime — uma vez que oficialmente é um criminoso procurado.

Quando Navarro é preso, Javier torna-se imediatamente o novo líder do cartel. Mas o sobrinho não gostou de como as coisas aconteceram. Está convencido de que Marty Byrde ajudou a planear a detenção do seu tio — e não faz ideia de que Omar Navarro divulgava informações às autoridades. A vida de Marty é salva ao último minuto por Wendy, que consegue convencer Navarro a telefonar a Javier e a implorar-lhe que ele próprio faça um acordo idêntico com o FBI.

Wendy promete a Omar que, se Javier aceitar o acordo, ele também se vai tornar um homem livre. O que não é verdade — já que Javier aceita mesmo aqueles termos e o tio continua na prisão. Sentindo-se protegido pelos agentes federais, o sentimento de impunidade cresce no novo líder do cartel, que acaba por assassinar Darlene e Wyatt — que produziam heroína nos Ozarks e se tinham casado para conseguir garantir a custódia do pequeno Zeke.

Isso, claro, provocou a fúria de Ruth Langmore, a parente mais próxima de Wyatt, que sempre o tentou proteger e afastar do crime. Assim que a temporada acaba, Ruth entra na sua carrinha e conduz em direção à vingança que tenciona concretizar. O problema é que Javier é um tipo errático líder de um cartel mexicano. E o plano dos Byrde para assegurar a sua liberdade pressupõe que Javier se mantenha vivo. Estas são as grandes circunstâncias agora que “Ozark” se prepara para concluir a sua narrativa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT