Televisão

TVI arrisca-se a pagar 150 mil euros por transmitir cena de violação numa novela

A estação de televisão não colocou a bolinha vermelha numa cena de abuso sexual e foi notificada pela entidade reguladora.
Pode vir a pagar uma grande multa.

A novela em questão é “Valor da Vida”, exibida no canal de televisão em 2019. A cena de violação sexual que foi transmitida a 12 de janeiro, sábado, pode custar à estação entre 20 a 150 mil euros.

A TVI arrisca ter de pagar uma multa depois de ter sido notificada pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que resolveu avançar com um procedimento contraordenacional na sequência de duas queixas relacionadas com um dos episódios da novela que contou com Ana Sofia Martins, Daniela Melchior, Dalila Carmo e Rúben Gomes no elenco.

Segundo a deliberação da ERC, um espectador criticou a estação de televisão por transmitir “uma cena de violação, sem colocar uma bola vermelha, num programa vulgarmente visto por famílias”. A cena em questão foi protagonizada por Rúben Gomes (Artur) e Carolina Kasting (Camilla) e foi emitada por volta das 22 horas.

A TVI já se defendeu da acusação e alega que “a exibição de violência física ou linguagem mais forte é admissível desde que devidamente contextualizada, não sendo preponderante e observados determinados requisitos. O que sucede no caso concreto”.

Ainda assim, a ERC defende que os conteúdos presentes no episódio são “suscetíveis de influir de modo negativo na formação da personalidade de crianças e adolescentes”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT