Televisão

Último projeto televisivo de António-Pedro Vasconcelos vai estrear na RTP

“Conspiração” é uma série documental de nove episódios sobre o 25 de abril. Foi finalizada após a morte do realizador.
Fotografia: Cristina Bernardo

António-Pedro Vasconcelos morreu a 6 de março, no Hospital da Luz, em Lisboa, mas deixou uma última obra com a assinatura de um dos mais reconhecidos nomes do cinema português. A série documental “Conspiração”, criada e realizada pelo próprio, foi produzida pela Thrust Media em parceria com a RTP, canal que vai estrear a produção ainda este mês, em data a revelar.

O projeto foi finalizado após a morte do realizador e conta com nove episódios. Fala sobre “tudo o que esteve por trás da Revolução dos Cravos, contando com testemunhos de protagonistas que prepararam a revolta militar”. É uma das apostas da estação de televisão pública para assinalar os 50 anos do 25 de abril.

Ao longo da sua carreira, o cineasta debruçou-se sobre o tema mais do que uma vez, tendo também estado por trás da série “A Voz e Os Ouvidos do MFA” e da adaptação para cinema de “O Lavagante”, do escritor José Cardoso Pires. Este último foi outro dos projetos que deixou por concluir, mas que o produtor Paulo Branco já revelou que iria terminar.

António-Pedro Vasconcelos marcou a indústria cinematográfica portuguesa, tendo “Jaime” (1999) como um dos seus trabalhos mais premiados. Feito em parceria com Saúl Fonseca, Fernanda Serrano e Joaquim Leitão, ganhou com a Concha de Prata do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e os Globos de Ouro portugueses de Melhor Filme e Melhor Realização.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT