Televisão

Um dos dramas criminais mais famosos do Reino Unido chegou à televisão em Portugal

No ano em que foi lançada, a obra foi acusada de ser “woke” só porque tinha uma mulher negra num dos papéis principais.
É um sucesso no Reino Unido.

Comparar “McDonald & Dodds” a séries como “The Madame Blanc Mysteries”, “Father Brown” e “Death in Paradise” é, para o protagonista Jason Watkins, “um enorme disparate”, explica à “Radio Times”. Embora também seja um drama criminal, “não é uma obra de conforto como as outras”.

O ator britânico de 61 anos descreve a narrativa como sendo “muito complexa”. Após ter estreado no Reino Unido em 2020, chega finalmente a Portugal, mais especificamente à STAR Crime, esta terça-feira, 10 de setembro, pelas 22 horas. 

A obra acompanha Lauren, uma ex-investigadora da Polícia Metropolitana de Londres que chega à cidade de Bath, em Inglaterra, para liderar o Departamento de Investigação Criminal do local. É ali que se encontra com Dodds, um investigador que é o oposto de si. Ela é explosiva, dura e determinada, enquanto ele é calado, calmo e despretensioso.

O agente não resolve um caso na rua há mais de dez anos mas, quando regressa, descobre que tem um talento sem igual para decifrar puzzles, o que é bastante útil para a companheira. No primeiro episódio, vão desvendar o caso de um sem-abrigo que foi baleado numa mansão abandonada.

Além de ter os aspetos típicos de um drama criminal, “McDonald & Dodds” mergulha em tópicos mais pesados, mas também presentes na sociedade, como o racismo. Isto porque Lauren, interpretada por Tala Gouveia, de 40 anos, é uma mulher negra. “Quando a série saiu, disseram-me que era woke só porque eu era negra. No entanto, esse é um aspeto importante da minha personagem”, disse a atriz à mesma publicação. 

Garante, porém, que este tópico é abordado de uma forma “bastante subtil”, em vez de ser “um documentário forte sobre este e outros assuntos”. Isto faz com que se torne “muito agradável para o público” e, acima de tudo, para o elenco.

Ao longo dos 11 episódios também há espaço para muita comédia. Contudo, estes momentos mais leves são intercalados pelas cenas brutais dos assassinatos. Antes de gravar, Watkins tirava umas horas para se preparar para o que ia ver — e nunca via os corpos antes das câmaras estarem a rodar para ter uma reação mais genuína. “Fingia sempre que isto não era ficção e que realmente teria de lidar com uma pessoa morta. É difícil, mas vale a pena”, brinca.

Os novos episódios da produção, que conta com uma avaliação de 92 por cento no Rotten Tomatoes, vão ser transmitidos na STAR Crime todas as terças-feiras, sempre pelas 22 horas.

Carregue na galeria e conheça alguma das séries e temporadas que estreiam em setembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT