Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Televisão

“This Is Us” está de volta — e vai incluir a pandemia na nova temporada

A quinta temporada chega esta quinta-feira a Portugal. A NiT aproveitou para revelar onde estávamos e antecipar o que aí vem.
O regresso dos irmãos Pearson.

Tem sido um caminho consistente desde que foi lançada em 2016. A NBC, aliás, tem tentado ao longo dos anos reproduzir o sucesso de “This Is Us”. Mas este é um daqueles casos em que o original sabe sempre melhor.

Para os fãs de “This Is Us” em Portugal, este 12 de novembro é uma espécie de feriado familiar, em que depois de meses de espera chegou finalmente a hora do reencontro. Não tem mal se quiser juntar uns lenços ao sofá lá de casa. “This Is Us” por vezes puxa à lágrima, é certo, mas fá-lo com uma mestria bem própria da série.

À entrada da nova temporada, há pontas soltas e novidades, como se quer. Entre estas últimas, o destaque não é para nenhuma personagem nova. É mesmo para a chegada da pandemia à narrativa.

Nunca é fácil para uma série que procura entreter para lá da nossa vida quotidiana abrir as portas a algo tão real quanto atual. “This Is Us”, no entanto, assumiu que havia margem para máscaras e distanciamento social, além de momentos de quarentena. A Covid-19 anuncia-se logo no regresso da família Pearson mas é de esperar que se torne algo mais de pano de fundo com o desenrolar da série.

A pandemia, no entanto, não será o único elemento bem real das nossas vidas a estar presente na série. 2020, nos EUA, não tem sido apenas sobre a Covid-19. Tem sido um ano que mostrou um país dividido como nunca em questões sociais e políticas. A ferida histórica do racismo foi novamente exposta com o homicídio de George Floyd, asfixiado sob o joelho de um polícia enquanto desesperava por respirar. O caso abriu caminho a protestos por todo o país.

Ao saber da história, Randall (Sterling K. Brown) vai lembrar-se também do próprio passado e de um certo desconforto enquanto crescia, quase inevitável por ser um afro-americano a crescer entre uma família de brancos, num país onde o racismo continua a ser um tema de debate bem atual. Todas estas matérias do nosso tempo, no entanto, integram as tais pontas soltas. Afinal, havia muito ainda por resolver e que ficou aberto da temporada anterior.

Onde é que nós andávamos?

Depois de avanços e recuos, de dúvidas e impulsos, Kevin (Justin Hartley) assumiu que chegou o momento de constituir família. Com os 40 anos a aproximarem-se, o plano talvez fosse diferente do que vimos acontecer. Mas a verdade é que as coisas poderão materializar-se antes do previsto.

Após o caso de uma noite com uma amiga de Kate (Chrissy Metz), a sua irmã, Kevin vai ser pai de gémeos. Esta novidade a dobrar e a sua relação com Madison vão certamente marcar a nova temporada. Já Kate e Toby (Chris Sullivan), depois de um longo período difícil em que o fim pareceu estar próximo, partem com energias renovadas, ao ponto de estarem prontos para adotar um segundo filho.

Já Randall continua ainda a lidar com problemas de ansiedade após ter sido convencido a fazer terapia. Ainda assim, o que os fãs vão querer saber é como será a relação com Kevin daqui para a frente. Após uma discussão que reabriu feridas antigas, Kevin admitiu que o pior dia da sua vida foi quando Randall foi adotado. A discussão é, aliás, recordada no curto vídeo de apresentação da FOX Life que anuncia esta quinta temporada.

A família vai continuar a lidar também com a doença de Alzheimer com que Rebecca foi diagnosticada. O tema foi um dos mais marcantes de toda a quarta temporada, deixando os irmãos e a própria Rebecca a debaterem-se sobre como lidar com um diagnóstico destes. Este é um dos campos onde “This Is Us” se sente mais em casa, com conversas paralelas, dramáticas, a abrirem caminho a recordações do passado e ao que estas nos ensinam do presente.

É uma das marcas da série que gosta de se pautar sempre ao som de música e algo que irá certamente manter-se. Afinal de contas, a série da NBC sabe bem o que tem levado os fãs ao longo destes anos a voltar uma e outra vez aos dramas da família Pearson.

O elo que liga os três irmãos na entrada para esta nova temporada é uma daquelas etapas de vida com que a série gosta de ancorar a trama. Todos à beira de se tornarem quarentões, os três irmãos vão certamente ter abordagens diferentes na entrada da nova década. A partir dessa referência, temos o caminho aberto para flashbacks e novas cenas em família.

A quinta temporada de “This Is Us” estreia esta quinta-feira, 12 de novembro, na Fox Life. O reencontro com os fãs está marcado para as 22h20. Já que aqui está, carregue na galeria e aproveite para ver que séries já regressaram ou se estrearam em novembro (e as que ainda vêm aí).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT