Televisão

“Valéria”: a série espanhola comparada a “O Sexo e a Cidade” regressa em junho

A produção da Netflix centra-se no dia a dia de quatro amigas, nos seus casos amorosos e aventuras.
As temporada têm oito episódios.

De “La Casa de Papel”, “Elite”, “Toy Boy” ou “Vis a Vis”, tornou-se habitual ver produções espanholas no top da Netflix. Em setembro de 2018, a gigante do streaming abriu em Espanha o seu centro de produção europeu, uma decisão que pode ter sido motivada pelos vários fenómenos que nasceram no país.

“Valéria” é outras das séries espanholas de sucesso que chegou à plataforma em maio de 2020. Agora, três anos volvidos, a produção que tem sido descrita como uma espécie de “O Sexo e a Cidade” vai regressar. A terceira temporada estreia no dia 2 de junho com o mesmo lado provocador dos primeiros volumes.

“Novos triângulos amorosos. Novas fases da vida. Aniversários que dão as boas-vindas a uma nova década e como os mesmos quatro amigas lidam com tudo isso”, pode ler-se na sinopse, divulgada pela Netflix.

“Valéria” baseia-se nos livros de Elísabet Benavent, autora que tem “O Sexo e a Cidade” como uma das suas maiores inspirações. A protagonista, Carrie Bradshaw, escrevia uma coluna sobre relações. Neste caso, a personagem principal,, que dá título à série, é escritora de romances.

A protagonista é interpretada por Diana Gómez, que também dá vida a Tatiana (a misteriosa mulher de Berlín) nos flashbacks de “La Casa de Papel”. Trata-se de uma escritora em crise, tanto em relação ao seu trabalho — os livros que escreve — como ao marido.

Aquilo que a salva de não ter uma vida miserável são as suas melhores amigas, Carmen, Lola e Nerea, que vão apoiá-la e ouvir as suas histórias, enquanto também partilham novas aventuras. Lola tem um caso com um homem casado, e divide o seu tempo entre os momentos de diversão e os cuidados e apoio que tem de dar ao irmão deficiente motor.

O enredo apresenta uma perspetiva feminina e liberal e muitas vezes aborda de forma leve temas mais sérios, sem ter grandes tabus pelo caminho, seja o assunto em questão as relações abertas, a infidelidade, a comunidade LGBT ou o movimento #MeToo.

Quanto ao elenco, a série conta ainda com nomes como a Maxi Iglesias, Ibrahim Al Shami J., Eva Martín, Ángel de Miguel, Silma López, Paula Malia, Teresa Riott, Fran Bleu e Dominga Bofill, entre outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT