Televisão

Vão passar dois documentários sobre o Príncipe Filipe na televisão portuguesa

Vão ser transmitidos esta sexta-feira, 16 de abril, no Canal Odisseia — uma semana após a morte do marido de Isabel II.
Tinha 99 anos.

Uma semana após a morte do Príncipe Filipe do Reino Unido, aos 99 anos, o Canal Odisseia vai homenagear a sua figura ao exibir dois documentários esta sexta-feira, 16 de abril. Vai poder acompanhar ambas as produções a partir das 22h30.

O primeiro é “Príncipe Filipe de Edimburgo: A Criação de um Rei”. Vai abordar as tensões que existiram quando a rainha Isabel II se apaixonou pelo Príncipe Filipe — que iriam colocar pressão sobre o casamento real e o próprio reinado.

“O jovem Filipe foi considerado ‘áspero, sem educação e provavelmente pouco fiel’. A elite real e política não gostava das suas raízes alemãs, nem do seu ambicioso tio Lord Louis Mountbatten. Este documentário baseia-se em memórias inéditas que tentam mostrar como Filipe e Mountbatten estavam já a planear o casamento real no inverno de 1939-40, quando a rainha tinha apenas 13 anos”, pode ler-se na sinopse divulgada.

E acrescenta: “Os laços alemães de Filipe eram uma fonte de ansiedade para os pais de Elizabeth e a Rainha sentiu-se dividida entre os dois lados. O trabalho revela as complexidades e frustrações do casamento real, que surgiu enquanto a rainha lutava para conciliar o amor do seu marido com as suspeitas da sua família e do seu governo.”

O segundo documentário, para ver a partir das 23h20, é “A Coroação”. É um documentário que se centra na coroação de Isabel II, vista pela rainha muitos anos depois, o que acaba também por ser, de certa forma, uma retrospetiva do seu reinado ao lado de Filipe.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT